Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Ilma Gomes de-
dc.creatorSantos, Suzana Golçalves dos-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:24:50Z-
dc.date.available2024-09-17T16:24:50Z-
dc.date.issued2019-06-12-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3493-
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate how the Continuing Education of literacy teachers contributes to a quality learning education, under the guidance of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). In order to do this, we intend to present the concept and perspectives of the program, as well as its performance in the municipality of Ipecaetá - BA. The methodological approach to the research will be descriptive, based on study and analysis of written materials and interview conducted at the education secretary of the municipality. With the collected data, the discursivept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.subjectIpecaetá (BA)pt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.titleFormação de professores em escolas do campo do município de Ipecaetá: uma reflexão a partir do PNAICpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira a Formação Continuada de professores alfabetizadores, sob orientação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, contribui para a melhoria do ensino em escolas do campo. Para isto, busca-se apresentar o conceito e as perspectivas do programa, bem como sua atuação no município de Ipecaetá-BA, além de promover a escuta de algumas professoras participantes da formação que o PNAIC oferta. A abordagem metodológica para a pesquisa foi de cunho descritivo, baseada em estudo e analises de materiais escritos e entrevista realizada na secretária de educação do município. De posse dos dados coletados, foi utilizada a análise textual discursiva. Ao fim da apresentação do cenário em que ocorreu essa pesquisa, do levantamento de dados bibliográficos e da análise das entrevistas realizadas, concluímos que programas como o PNAIC contribui efetivamente para uma melhoria na qualidade da educação.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Orrico, Nanci Rodrigues-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enCountryside educationpt_BR
dc.subject.enContinuing teacher trainingpt_BR
dc.subject.enNational Pact for Literacy at the Right Agept_BR
dc.subject.enIpecaetá (BA)pt_BR
dc.subject.enQuality of educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao_Professores_Ipecaeta_TCC_2019.pdf291,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.