Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3493
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Formação de professores em escolas do campo do município de Ipecaetá: uma reflexão a partir do PNAIC
Autor(es): Souza, Ilma Gomes de
Santos, Suzana Golçalves dos
Orientador(a): Orrico, Nanci Rodrigues
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira a Formação Continuada de professores alfabetizadores, sob orientação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, contribui para a melhoria do ensino em escolas do campo. Para isto, busca-se apresentar o conceito e as perspectivas do programa, bem como sua atuação no município de Ipecaetá-BA, além de promover a escuta de algumas professoras participantes da formação que o PNAIC oferta. A abordagem metodológica para a pesquisa foi de cunho descritivo, baseada em estudo e analises de materiais escritos e entrevista realizada na secretária de educação do município. De posse dos dados coletados, foi utilizada a análise textual discursiva. Ao fim da apresentação do cenário em que ocorreu essa pesquisa, do levantamento de dados bibliográficos e da análise das entrevistas realizadas, concluímos que programas como o PNAIC contribui efetivamente para uma melhoria na qualidade da educação.
Palavras-chave: Educação do campo
Formação continuada de professores
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Ipecaetá (BA)
Qualidade da educação
Resumo em inglês: The aim of this study is to investigate how the Continuing Education of literacy teachers contributes to a quality learning education, under the guidance of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). In order to do this, we intend to present the concept and perspectives of the program, as well as its performance in the municipality of Ipecaetá - BA. The methodological approach to the research will be descriptive, based on study and analysis of written materials and interview conducted at the education secretary of the municipality. With the collected data, the discursive
Palavras-chave em inglês: Countryside education
Continuing teacher training
National Pact for Literacy at the Right Age
Ipecaetá (BA)
Quality of education
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Data do documento: 12-Jun-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-17T16:24:50Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3493
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao_Professores_Ipecaeta_TCC_2019.pdf291,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.