Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3491
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Desafios e possibilidades da formação de professores nas escolas do campo: uma análise da realidade vivenciada no distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) - Feira de Santana, Bahia
metadata.dc.creator: Oliveira, Elisandra Gomes dos Santos
Silva, Rafael Medeiros da
metadata.dc.contributor.advisor1: Rios, Kássia Aguiar Norberto
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Liz Oliveira dos
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa teve o objetivo analisar os desafios que envolvem o processo de formação de professores das escolas do campo no Distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu)/Feira de Santana, Bahia, tomando como recorte empírico analítico a realidade vivenciada na Escola Núcleo Municipal Agrário de Oliveira Melo. Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao Projeto de Extensão ―Educação do Campo e das Águas: rompendo desafios e demarcando novas territorialidades‖ em execução no Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Uma das ações desenvolvidas no projeto consistiu na realização de processos formativos junto aos professores que atuam nas escolas do campo situadas no Distrito de Governador João Durval Carneiro – Ipuaçu (Feira de Santana/BA), portanto nessa pesquisa relataremos a importância e os resultados observados durante os processos formativos, principalmente no âmbito da relação escola, professores e comunidades. Para a organização das ideias e discussões aqui apresentadas, recorremos metodologicamente a técnicas e instrumentos da pesquisa participante, dentre as quais destacamos a observação, participação nas oficinas de formação com os professores, entrevistas com lideranças das comunidades e dirigentes das escolas, etc. Durante o projeto e ações desenvolvidas foi possível notar: os desafios que envolvem a formação dos docentes nas escolas do campo, as perspectivas encontradas pelos docentes e gestão da escola, o nível de envolvimento e participação dos docentes e representantes das comunidades, a apropriação das temáticas em discussão e, principalmente a busca e efetivação de novas práticas pedagógicas envolvendo a realidade das comunidades onde as escolas encontram-se situadas.
Palabras clave : Formação de professores
Escola do campo
Ipuaçu (BA)
Professores e comunidade
Práticas pedagógicas
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Fecha de publicación : 18-dic-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2020-09-29
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3491
Aparece en las colecciones: CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Desafios_Formacao_Professores_TCC_2019.pdf424,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.