Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Elisandra Gomes dos Santos-
dc.creatorSilva, Rafael Medeiros da-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:24:26Z-
dc.date.available2020-09-29-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3491-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectIpuaçu (BA)pt_BR
dc.subjectProfessores e comunidadept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades da formação de professores nas escolas do campo: uma análise da realidade vivenciada no distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) - Feira de Santana, Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa teve o objetivo analisar os desafios que envolvem o processo de formação de professores das escolas do campo no Distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu)/Feira de Santana, Bahia, tomando como recorte empírico analítico a realidade vivenciada na Escola Núcleo Municipal Agrário de Oliveira Melo. Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao Projeto de Extensão ―Educação do Campo e das Águas: rompendo desafios e demarcando novas territorialidades‖ em execução no Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Uma das ações desenvolvidas no projeto consistiu na realização de processos formativos junto aos professores que atuam nas escolas do campo situadas no Distrito de Governador João Durval Carneiro – Ipuaçu (Feira de Santana/BA), portanto nessa pesquisa relataremos a importância e os resultados observados durante os processos formativos, principalmente no âmbito da relação escola, professores e comunidades. Para a organização das ideias e discussões aqui apresentadas, recorremos metodologicamente a técnicas e instrumentos da pesquisa participante, dentre as quais destacamos a observação, participação nas oficinas de formação com os professores, entrevistas com lideranças das comunidades e dirigentes das escolas, etc. Durante o projeto e ações desenvolvidas foi possível notar: os desafios que envolvem a formação dos docentes nas escolas do campo, as perspectivas encontradas pelos docentes e gestão da escola, o nível de envolvimento e participação dos docentes e representantes das comunidades, a apropriação das temáticas em discussão e, principalmente a busca e efetivação de novas práticas pedagógicas envolvendo a realidade das comunidades onde as escolas encontram-se situadas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Rios, Kássia Aguiar Norberto-
dc.contributor.referee1Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do-
dc.contributor.referee2Santos, Liz Oliveira dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios_Formacao_Professores_TCC_2019.pdf424,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.