Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3457
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Os sentidos da alfabetização para os sujeitos não alfabetizados ou pouco escolarizados do bairro Cajueiro em Amargosa-BA |
metadata.dc.creator: | Santos, Catarina Sampaio dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Djeisson Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
Citación : | SANTOS, Catarina Sampaio dos. Os Sentidos da alfabetização para os sujeitos não alfabetizados ou pouco escolarizados do bairro Cajueiro em Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo apresenta reflexões e problematizações acerca dos sentidos da alfabetização para os sujeitos não alfabetizados ou pouco escolarizados no bairro Cajueiro em Amargosa-Bahia. Sabemos que é de grande importância que os sujeitos sejam e estejam alfabetizados, além disso, é um direito preconizado pela constituição, mas infelizmente ainda hoje temos pessoas que sofrem por não terem tido a oportunidade de frequentar uma escola e se alfabetizarem. Assim, esta pesquisa se debruça sobre esta temática com o objetivo de compreender os sentidos do apreender ler e escrever para as pessoas não alfabetizadas ou pouco escolarizadas do Bairro do Cajueiro do Município de Amargosa-BA. No âmbito metodológico a pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa e de campo, tendo, como colaboradoras da pesquisa dois moradores do bairro Cajueiro em Amargosa-bahia. Os dados foram produzidos a partir de entrevista semiestruturada. Priorizamos o aporte teórico os estudos de Arroyo (2011) e Freire (1995; 2002) entre outros que contribuíram para reflexão da temática. Os resultados apontam trajetórias sofridas pelos colaboradores, mas que não se vitimizam por suas histórias de privações, ao contrário, mostram-se fortes para enfrentar os desafios, apenas lamentam as oportunidades que lhes foram negadas por não ter o direito garantido da alfabetização. Destacam a importância da alfabetização para a vivência social, principalmente para a promoção de melhor qualidade de vida e participação social. |
Palabras clave : | Educação de Jovens, Adultos e Idosos Alfabetização Trajetórias Sentidos da alfabetização Aprendizagem - Escrita Educação - Finalidades e objetivos Educação - Aspectos políticos Educação de adultos |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-09T19:25:44Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3457 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sentidos_Alfabetizacao_Sujeitos_TCC_2023.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.