Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3457
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Os sentidos da alfabetização para os sujeitos não alfabetizados ou pouco escolarizados do bairro Cajueiro em Amargosa-BA
Autor(es): Santos, Catarina Sampaio dos
Orientador(a): Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Ribeiro, Djeisson Silva
Membro(a) da banca: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
Referência: SANTOS, Catarina Sampaio dos. Os Sentidos da alfabetização para os sujeitos não alfabetizados ou pouco escolarizados do bairro Cajueiro em Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
Resumo: Este artigo apresenta reflexões e problematizações acerca dos sentidos da alfabetização para os sujeitos não alfabetizados ou pouco escolarizados no bairro Cajueiro em Amargosa-Bahia. Sabemos que é de grande importância que os sujeitos sejam e estejam alfabetizados, além disso, é um direito preconizado pela constituição, mas infelizmente ainda hoje temos pessoas que sofrem por não terem tido a oportunidade de frequentar uma escola e se alfabetizarem. Assim, esta pesquisa se debruça sobre esta temática com o objetivo de compreender os sentidos do apreender ler e escrever para as pessoas não alfabetizadas ou pouco escolarizadas do Bairro do Cajueiro do Município de Amargosa-BA. No âmbito metodológico a pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa e de campo, tendo, como colaboradoras da pesquisa dois moradores do bairro Cajueiro em Amargosa-bahia. Os dados foram produzidos a partir de entrevista semiestruturada. Priorizamos o aporte teórico os estudos de Arroyo (2011) e Freire (1995; 2002) entre outros que contribuíram para reflexão da temática. Os resultados apontam trajetórias sofridas pelos colaboradores, mas que não se vitimizam por suas histórias de privações, ao contrário, mostram-se fortes para enfrentar os desafios, apenas lamentam as oportunidades que lhes foram negadas por não ter o direito garantido da alfabetização. Destacam a importância da alfabetização para a vivência social, principalmente para a promoção de melhor qualidade de vida e participação social.
Palavras-chave: Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Alfabetização
Trajetórias
Sentidos da alfabetização
Aprendizagem - Escrita
Educação - Finalidades e objetivos
Educação - Aspectos políticos
Educação de adultos
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-09T19:25:44Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3457
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sentidos_Alfabetizacao_Sujeitos_TCC_2023.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.