Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Permanência e resistência: múltiplas jornadas de mulheres-estudantes do curso noturno de Pedagogia do CFP/UFRB
Autor(es): Santos, Vanessa Fernandes
Orientador(a): Meireles, Mariana Martins de
Membro(a) da banca: Santos, Andréia Barbosa dos
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Referência: SANTOS, Vanessa Fernandes. Permanência e resistência: múltiplas jornadas de mulheres-estudantes do curso noturno de Pedagogia do CFP/UFRB, Amargosa-BA. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso intitulado “Permanência e Resistência: múltiplas jornadas de mulheres-estudantes do curso noturno de Pedagogia do CFP/UFRB”, buscou analisar os desafios e as possibilidades de mulheres ingressantes do curso noturno de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Centro de Formação de Professores CEP/UFRB, levando em consideração aspectos relacionados as condições de permanência, tendo em vista as múltiplas funções que exercem (familiar, profissional e universitária). Desse modo, tem-se como objetivo geral Investigar os desafios encontrados e estratégias utilizadas por mulheres estudantes para a sua permanência no curso noturno de Pedagogia e como objetivos específicos 1) Pesquisar de que modo essas mulheres se organizam para conciliar essas funções e ainda garantirem sua permanência no ensino superior; 2) Identificar quais os mecanismos usados para lidar com as exigências das necessidades familiares, educativas e profissionais; 3) Compreender as percepções dessas mulheres sobre permanência universitária e suas múltiplas jornadas. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando como fontes coleta de informações a entrevista e o questionário. Os resultados dessa pesquisa revelam que não se deve pensar apenas no apoio financeiro para efetivar permanência de mulheres universitárias, ou seja, não se trata somente de garantir as condições materiais, cabe pensar em condições imateriais, tal como o suporte emocional, psicológico, bem como a constituição de redes de apoio e espaços de escuta ativa. Esperamos que este trabalho se junte a outros que lutam por condições de permanência mais dignas para mulheres que adentram as universidades públicas brasileiras, dando continuidade ao histórico de lutas encampadas pelas mulheres ao longo da história. Por fim, foi possível, com esta pesquisa, problematizar questões que envolvem a permanência universitária no contexto contemporâneo, sobretudo, no âmbito do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Chegou-se a conclusão que cabe as universidades que atendem a classe trabalhadora e, de modo mais específico, os cursos que são majoritariamente femininos, o reconhecimento e o acolhimento de forma mais efetiva das realidades vivenciadas por mulheres que, enquanto gerenciam a vida, a maternidade e a profissão, também são estudantes do ensino superior.
Palavras-chave: Mulheres-estudantes
Permanência universitária
Múltiplas jornadas
Integração universitária
Comunidade e universidade
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 31-Mai-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-09T17:45:57Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3455
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