Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Pedagogia do terreiro e suas contribuições para uma prática docente antirracista: uma análise sobre ser docente com raízes afroindígenas
metadata.dc.creator: Conceição, Jailton Pinto
metadata.dc.contributor.advisor1: Givigi, Ana Cristina Nascimento
Citación : CONCEIÇÃO, Jailton Pinto. Pedagogia do terreiro e suas contribuições para uma prática docente antirracista: uma análise sobre ser docente com raízes afroindígenas, Amargosa-BA. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender, por meio de narrativas autobiográficas de professoras filhas de Nkise, como essas são atravessadas pela pedagogia do terreiro gerando (ou não), práticas pedagógicas antirracistas. A pedagogia de terreiro desenvolvida por Mam`etu Kafurenga no Nzo kwá Minkisi Nkasuté Ye Kitembu Mvila (Comunidade Caxuté, Valença/BA) tem cuidado e criado espaços de aprendizagem e de formação de outros terreiros da raiz, é o caso do Nzo Matambalê Ventos de Angola, em Amargosa/BA, onde os/as sujeitos/as desta pesquisa também vivem/convivem com o candomblé. As práticas da pedagogia do terreiro utilizam-se dos saberes do povo negro, trabalhador e de comunidades tradicionais para desenvolver conhecimentos negados pelo cotidiano da escola e da sociedade racista brasileira. A ausência destes saberes vem sendo alterada pelas Lei 10.639 de 09 de janeiro de 20031 e, especialmente Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e História e Cultura Afro-brasileira Indígena, respectivamente, criando assim subsídios para uma possível prática de educação antirracistas. Assim, espera-se que estejamos no horizonte de gerar uma educação que dialogue com a escola de forma representativa, não excludente e antirracista. Tratarei a importância de se valorizar a história e cultura do povo negro, questões que são silenciadas por um modelo de sociedade eurocêntrica e excludente, que se apropriou dos conhecimentos dos povos de África e, consequentemente, desvalorizou seus costumes e tradições. Contudo, essa realidade é diferente na educação de terreiro. Temos construído referencias para que negros/as busquem a construção de sua identidade, alterando o cotidiano de filhos/as, pesquisadores/as e educadores/as, como mostramos nas narrativas de Alecrim, Guiné e Alfazema, nossos/as sujeitos de pesquisa. Concluímos que a vivencia em terreiro e o aprendizado com a matriarca cria bases para transformação da prática de professores/as, funcionando como modo de exercício das leis referidas no cotidiano docente. Trago como base os diálogos com os/as pesquisadores/as que dialogam com a temática, como: Santos (2019), Silva (2017), Santos (1995, 2018), Mazama (2009), Gomes (2005, 2012), Freire (1996), dentre outras/os pesquisadores que buscam desenvolver estudos sobre a temática apresentada. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa e lança mão da entrevista narrativa e observação para constituição dos dados. Assim, queremos mostrar a importância da ampliação da forma do ensinar e aprender com base em uma educação desenvolvida em uma escola de terreiro e como essa prática possibilita o diálogo com a lei 11.645/08.
Palabras clave : Pedagogia do terreiro
Educação antirracista
Prática docente
Cultura afro-brasileira
Negros - Educação
Racismo
Professores - Formação
Resumen : This profect is for present teaching practices based on the pedagogy of the terreiro, once a time this methodology applied in discussions of ethnic-racial relations and education, and bringing in its discussions alternatives for an education that dialogues with the schools in a representative form, not exclusionary and anti-racist. I'll address the importance of valuing the history and culture of black people, questions that are silenced by a model of a Eurocentric and excluding society, which has appropriated the knowledge of the people of Africa and, consequently, has devalued their customs and traditions. Adhering to this theme, I will show how the pedagogy of the terreiro enables educational work based on Law 10,639 of January 9, 2003 and, especially, Law Nº 11,645, of March 10, 2008, which establishes the guidelines and bases of national education , to include in the official curriculum of the education network the mandatory theme of Afro-Brazilian History and Culture and Indigenous Afro-Brazilian History and Culture, respectively, thus creating subsidies for a possible practice of anti-racist education. Based on researchers who dialogue with the theme, such as: Santos (2019), Silva (2017), Santos (1995, 2018), Mazama (2009), Gomes (2005, 2012), Freire (1996), among others /researchers who seek to develop studies on the theme presented. The present research has a qualitative approach, being subsidized by participatory ethnographic research which, among its various techniques, contributed to the data collection, the narrative interview, observation. We seek to demonstrate the importance of expanding the way of teaching and learning based on an education developed in a terreiro school and how this practice enables dialogue with law 11.645/08.
metadata.dc.subject.en: Terreiro pedagogy
Anti-racist education
Teacher training
Afro-brazilian culture
Blacks - Education
Racism
Teachers - Training
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-09T14:32:23Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3452
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