Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3444
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: A saúde mental dos estudantes no ensino superior: revisão narrativa
metadata.dc.creator: Cabral, Danielle Rosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Sabrina Torres
Citation: CABRAL, Danielle Rosa. A saúde mental dos estudantes no ensino superior: revisão narrativa, Amargosa-BA. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a relação entre o contexto universitário e os seus possíveis impactos na saúde mental dos estudantes, por meio de uma revisão de literatura, utilizando o método de revisão narrativa com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados das seguintes plataformas: Google Acadêmico, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Pepsic entre os anos de 2021 a 2023. As análises e discussões se dividiram entre o Percurso Histórico da Saúde Mental, os Reflexos do Contexto Universitário sobre a Saúde do Estudante e Como as Instituições de Ensino lidam com o Adoecimento Mental Estudantil, além de um subtópico abordando a saúde mental estudantil no período de Pandemia da Covid19. Após as análises foi possível perceber que a etapa de graduação é um período em que os discentes passam por vulnerabilidades do ponto de vista psíquico estando suscetível ao desenvolvimento de transtornos psicológicos, devido aos fatores presentes no contexto acadêmico. Quanto ao apoio por parte das universidades, foi possível notar uma preocupação em relação ao auxilio deste público ao realizarem ações de cuidado para o enfrentamento do adoecimento mental do estudante. Sendo assim, é de extrema necessidade discutir o sofrimento psíquico durante a graduação evidenciando o quanto isso não é normal, e principalmente sobre a urgência de ações efetivas para que isso deixe de ser uma realidade dentro das universidades.
Keywords: Educação - Ensino superior
Estudante universitário
Saúde mental
Abstract: The present study aims to analyze the relationship between the university context and its possible impacts on students' mental health, through a literature review, using the narrative review method with a qualitative approach. Data was collected from the following platforms: Google Scholar, Scielo, Virtual Health Library (VHL), Pepsic between the years 2021 and 2023. The analyzes and discussions were divided between the Historical Path of Mental Health, the Reflections of the University Context on Student Health and How Educational Institutions deal with Student Mental Illness, in addition to a subtopic addressing student mental health during the Pandemic period of Covid-19. After the analysis, it was possible to realize that the undergraduate stage is a period in which students experience vulnerabilities from a psychological point of view, being susceptible to the development of psychological disorders, due to factors present in the academic context. Regarding support from universities, it was possible to notice a concern regarding the assistance of this public when carrying out care actions to combat the student's mental illness. Therefore, it is extremely necessary to discuss psychological suffering during graduation highlighting how this is not normal mainly about the urgency of effective actions so that this stops being a reality within universities.
metadata.dc.subject.en: Education - Higher education
University student
Mental health
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: Oct-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-05T18:29:45Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3444
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Saude_Mental_Estudantes_TCC_2023.pdf563,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.