Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3442
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Começar de novo: um estudo sobre as trajetórias de exclusão e expectativas de jovens e adultos que retornam à escola
metadata.dc.creator: Santos, Géssica Leal dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Erica Bastos da
Citation: SANTOS, Géssica Leal dos. Começar de novo: um estudo sobre as trajetórias de exclusão e expectativas de jovens e adultos que retornam à escola, Amargosa-BA. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma reflexão acerca das trajetórias de exclusão e expectativas dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, evidenciando os desafios enfrentados ao longo da vida destes sujeitos. Tem como objetivo conhecer as trajetórias dos estudantes da EJA, a fim de identificar os condicionantes que influenciaram o retorno depois de muitos anos. A pesquisa teve como referência empírica uma Escola Municipal de Amargosa-Bahia que atende a um público pertencente às classes populares inseridas na sede do município. Os sujeitos da pesquisa foram constituidos por quatro estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Assim, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo com viés em estudo de caso e utilizando como técnicas de recolha de dados, a entrevista semiestruturada, realizada com os estudantes. Além disso, os procedimentos para a interpretação e tratamento dos dados foram ancorados na Análise do Conteúdo, baseados nos estudos de Bardin (2009). Em toda a pesquisa a abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente nos estudos de Freire (1989), Arroyo (2007), Soares (2001), Oliveira e Sales (2012), Carlos e Barreto (2008), Brasil (1988), entre outros que contribuíram com estudos e reflexões sobre a temática. Pelos dados e análises realizadas foi possível perceber que os sujeitos da pesquisa atravessaram, ao longo da vida, um trajeto de exclusão e negligencia política, social, cultural e familiar que foram determinantes ao não ingresso e/ou permanência no contexto escolar. A pesquisa evidencia que vivemos em uma sociedade onde as relações são grafocêntricas e estas acarretam em preconceitos de diferentes ordens. Assim, revela a importância social atribuída a Educação de Jovens e Adultos no combate aos preconceitos e negligencias, por meio de ações libertadoras, coerentes, críticas e responsáveis. Aponta, ainda, para a necessidade da qualificação de políticas públicas que verdadeiramente atendam aos sujeitos da EJA, tornando possível a quebra de paradigmas históricos de alienação das elites sobre as classes populares.
Keywords: Educação - Jovem e adulto (EJA)
Prática pedagógica
Relação social
Abstract: This Work consists in a reflection about the exclusion trajectories and expectations from the Education of Youths and Adults students, evidencing the challenges faced during these people lives. It has as the objective knowing the EJA students trajectories, in order to identify the conditions that influenced the return to the school after many years. The research had as empirical reference a Municipal School of Amargosa - Bahia that attends a public belonging to the popular classes inserted in the headquarters of the municipality. The public researched for this work were four students of Youth and Adult Education. Thus, a research with a qualitative approach, such as a field study with basis in a case study and using as data collect techniques, the semi structured interview with the students was carried out. In addition, the procedures for interpretation and data processing were anchored in Content Analysis, based on the studies of Bardin (2009). In all the research the theoretical and conceptual approach was based, mainly in the studies of Freire (1989), Arroyo (2007), Soares (2001), Oliveira and Sales (2012), Carlos and Barreto (2008), Brasil (1988) among others that contributed with studies and reflections on the subject. Based on the data and analyzes, it was possible to notice that people of the research (students) went through a life of exclusion and political, social, cultural and family negligence, that were determinant to non-entry and / or permanence in the school context. The research shows that we live in a society where relationships are grafocentric and these factors entail prejudices of different orders. Thus, it reveals the social importance attributed to Youth and Adult Education in the fight against prejudice and negligence, through liberating, coherent, critical and responsible actions. It also points to the need for the qualification of public policies that truly meet the EJA students, making possible the breaking of historical paradigms of the elites alienation over the popular classes.
metadata.dc.subject.en: Education - Young people and adults (EJA)
Pedagogical practice
Social relationship
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 28-Aug-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T21:41:12Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3442
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comecar_Novo_Estudo_TCC_2018.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.