Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3440
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Dificuldades e possibilidades da docência em turmas da EJAI em uma escola pública do município de Brejões-BA
metadata.dc.creator: Santos, Iolanda Bispo dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Clark, Geórgia Nelly
Référence bibliographique: SANTOS, Iolanda Bispo dos. Dificuldades e possibilidades da docência em turmas da EJAI em uma escola pública do município de Brejões-BA, Amargosa-BA. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia foi elaborada durante o percurso de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB, no Centro de Formação de Professores-CFP. O tema desta investigação é: dificuldades e possibilidades enfrentadas pela docência em turmas da EJAI1 em uma escola pública do município de Brejões - BA e tem como objetivo principal contribuir com o processo da construção profissional na formação dos professores da EJAI. Assim, a pesquisa em tela problematiza quais as dificuldades e as possibilidades de trabalhos existentes na docência em turmas da EJAI em uma escola pública do município de Brejões - BA. Para responder a esse questionamento, realizou-se um estudo que se configura como qualitativo, tendo como instrumentos para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação de aula. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública no município de Brejões, na modalidade da EJAI eixo I, apontando para a prática docente e suas ações metodológicas, vislumbrando as dificuldades e as possibilidades enfrentadas pela docência nesse contexto. Nessa perspectiva, a pesquisa faz a abordagem sobre o tema através de um levantamento bibliográfico, tendo como referencial teórico autores, como: Arroyo (2005-2007), Freire (1987-1996), Kleiman (2001), Moura (2001), Laffin (2006), dentre outros. Desse modo, cita-se como principais resultados deste estudo a falta de investimento educacional na área da EJAI e o perfil do professor da EJAI que precisa ser construído para exercer sua práxis com autonomia.
Mots-clés: Educação - Jovem e adulto (EJA)
Professor - Formação
Prática pedagógica
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 26-fév-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T21:27:07Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3440
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Dificuldades_Possibilidades_Docencia_TCC_2019.pdf366,54 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.