Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3439
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Representações de professoras sobre o ensino de história nos anos iniciais em Amargosa/BA
metadata.dc.creator: Cruz, Adriana Cerqueira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Fernando Henrique Tisque dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fátima Aparecida da
metadata.dc.contributor.referee2: Meireles, Mariana Martins
Citación : CRUZ, Adriana Cerqueira da. Representações de professoras sobre o ensino de história nos anos iniciais em Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2019. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender quais as representações de professoras sobre o ensino e História nos anos iniciais do Ensino Fundamental I de Amargosa/BA. Para o desenvolvimento da pesquisa foram escolhidas três professoras que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental do município que possuem Licenciatura em Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo importante ferramenta para ajudar na compreensão de fenômenos de uma determinada área possibilitando reflexões e possíveis intervenções sobre vários aspectos educacionais e sociais. Utilizou-se a opção metodológica a História Oral Temática, a qual a partir da entrevista busca-se preservar e debater as diferentes formas de conhecimento que foram silenciadas ao longo da História em detrimento das fontes escritas e oficiais. Para a produção das fontes orais, utilizou-se a entrevista, a qual é possível evidenciar temas com maior liberdade para o entrevistado narrar suas memórias, permitindo-o navegar em suas lembranças e contribuir ainda mais para o enriquecimento da pesquisa. Dessa maneira, o trabalho é baseado nas discussões teóricas de representações de Roger Chartier (1988, 1991) e memória coletiva de Maurice Halbwachs (2003). As representações são constituídas de acordo com o modo que se percebe uma determinada realidade, seja ela elaborada por meio de obras ou questões simbólicas por meio de várias determinações sociais. A memória apresenta-se individualmente e/ou coletivamente, ambas estão atreladas, mas cada sujeito tem determinado ponto de vista com relação a ela. As reflexões aqui apresentadas colaboram para o debate em torno da formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, bem como, possibilitou pensar a função dos documentos curriculares para o ensino de História, suas intencionalidades e fins. Relacionar os relatos das professoras sobre suas trajetórias escolares, de formação profissional e suas práticas para compreender o que entender ser a função do ensino de História. Por meio das análises pode-se perceber que ensino de História é reconhecido pelas professoras como conhecimento capaz de formar a consciência crítica dos alunos e importante ferramenta de transformação social. Suas representações e trajetórias vivenciadas influenciam diretamente nas concepções e significações a respeito do que as mesmas pensam sobre o ensino de História nos anos iniciais. Nesse sentido, contatou-se a necessidade de ampliação dos estudos sobre o ensino de História, uma vez que, o mesmo possibilita a participação, análise, reflexão e crítica dos diferentes grupos sociais existentes.
Palabras clave : Educação - Ensino fundamental
História - Estudo e ensino
Prática pedagógica
Resumen : This study has the objective of to comprehend which are the representations of teachers about the history teaching in initial years of Elementary School in Amargosa/BA. We chose three teachers to develop the research. They have a licentiate in pedagogy and they teach in initial years of Elementary School in the town. This research has a qualitative approach. This is an important tool to help in comprehending the phenomenon of a certain area. And it allows reflections e interventions over several educational and social aspects. This study utilized the methodology Thematic Oral History which from the interview searches to preserve and discuss the distinct forms of knowledge that were silenced throughout History to the detriment of the written and official sources. It utilized the interview to the production of oral sources. This tool allows noting themes and it gives more liberty for the person who is interviewed while he is narrating his memories. The interview allows the interviewee to remember his memories and it contributes to the enrichment of research. That way, the study is based in theoretic discussions of representations by Roger Chartier (1988, 1991) and collective memory of Maurice Halbwachs (2003). The representations are constituted according to the way one perceives a certain reality, that can be elaborate by works or symbolic questions throughout several social determinations. The memory is showed individually and/or collectively, and both are connected but each interviewee has a unique viewpoint over the memory. The reflections showed here collaborate to the discussion about the teacher training for the initial years of Elementary School, as well as it allowed to think the function of the curriculum documents to the teaching of history, its intentions, and ends. It makes relation of the teachers' reports about their school trajectories, their professional formations e their practices to comprehend what they understand by the function of History teaching. Through the analysis, it is possible to notice the constant predominance of a History teaching represented by traditional and critical conceptions. Both recognize History as knowledge to form the student critical awareness. In this way, the representations and experienced trajectories have influenced and still directly influence the conceptions and meanings about what they think of the History teaching in initial years of Elementary School. So, it was found the necessity to expand studies about History teaching, once it allows the participation, analyses, reflection, and critic of the different existent social groups.
metadata.dc.subject.en: Education - Elementary education
History - Study and teaching
Pedagogical practice
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T21:21:23Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3439
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Representacoes_Professoras_Sobre_TCC_2019.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.