Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PPGEDUCAMPO - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC
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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Titre: A formação de professores na Educação do Campo: uma reflexão a partir do processo formativo na Escola Núcleo Seráfico Palha do Amaral
metadata.dc.creator: Oliveira, Ângelo Custódio Neri de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bogo, Maria Nalva Rodrigues de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Marize Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Fátima Garcia
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Ângelo Custódio Neri de. A formação de professores na Educação do Campo: uma reflexão a partir do processo formativo na Escola Núcleo Seráfico Palha do Amaral, Amargosa-BA. 2016. 152f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação do Campo) ‒ Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho se propõe a investigar os fundamentos filosóficos e pedagógicos do processo de formação continuada dos professores da Escola Núcleo Seráfico Palha do Amaral, analisando em medida estes contribuíram para a qualificação das práticas educativas capazes de provocar mudanças na organização pedagógica da escola e da comunidade. No referencial teórico aprofundamos concepções de educação rural, educação do campo, formação de professores e outros; no enfoque metodológico procuramos aproximar do método dialético, por facilitar conhecer concretamente a realidade do fenômeno estudado, estabelecendo uma visão crítica sobre os fatos, uma contextualização e um aprofundamento para chegar às raízes do problema, tendo como técnicas de construção de informações as entrevistas semiestruturas, questionários e análise documental. Os sujeitos envolvidos foram os professores, a coordenação pedagógica e lideranças da comunidade, tendo como outras fontes, os relatórios elaborados pelos professores, o Projeto Político-Pedagógico, o projeto didático, a matriz formativa e as pautas dos encontros de formação realizadas com os professores. O trabalho foi norteado por uma pedagogia crítica, procurando dialogar com as idéias defendidas por CALDART (2004), DUARTE (2010), FRIGOTTO (2011), FERNANDES (2005), MARTINS (2010), MOLINA (2011), SAVIANI (2007), KOSIK (1976) e outros. As reflexões conceituais foram elaboradas a partir da pesquisa bibliográfica sobre educação rural, educação do campo, formação de professores e as questões agrárias no Brasil, com um recorte específico do Semiárido Brasileiro. A análise dos dados permitiu identificar que a base de sustentação da proposta é bastante eclética, tentando unir concepções teóricas da Escola Nova, como a pedagogia de projetos, com concepções socialistas como os complexos temáticos de Pistrak. Embora apresente algumas contradições, a experiência traz a perspectiva educativa de formação de sujeitos críticos, com uma visão de mundo ampliada e uma educação centrada na ideia do coletivo com participação dos sujeitos.
Mots-clés: Educação do campo
Educação rural
Professores - Formação
Résumé: This study aims to investigate the philosophical and pedagogical foundations of the process of continuing education of teachers of the School Core Seraphic Amaral straw, analyzing in as these contributed to the qualification of educational practices that can cause changes in the educational organization of the school and the community. In theoretical deepen conceptions of rural education, rural education, teacher training and other; the methodological approach we try to approach the dialectical method for facilitating know concretely the reality of the phenomenon studied, establishing a critical view of the facts, a contextualization and a deepening to reach the problem of roots, with the information building techniques the semiestruturas interviews, questionnaires and document analysis. The subjects involved were the teachers, the pedagogical coordination and community leaders, with the other sources, the reports prepared by teachers, the political-pedagogical project, the didactic project, the training matrix and the guidelines of training meetings held with teachers . The work was guided by a critical pedagogy, seeking dialogue with the ideas defended by CALDART (2004), DUARTE (2010), Frigotto (2011), FERNANDES (2005), Martins (2010), MOLINA (2011), Saviani (2007) , Kosik (1976) and others. The conceptual reflections were drawn from the literature on rural education, rural education, teacher training and land issues in Brazil, with a specific focus of the Brazilian semiarid region. The data analysis has identified that the support base of the proposal is quite eclectic, trying to unite theoretical concepts of the New School, as the project pedagogy, with socialist ideas as thematic complexes Pistak. Although there are some contradictions, experience brings the educational perspective of formation of critical subjects, with a vision of expanded world and an education centered on the idea of the collective with participation of subjects.
metadata.dc.subject.en: Rural education
Rural education
Teachers - Training
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo
Date de publication: 1-avr-2016
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-19T20:06:13Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3364
Collection(s) :CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC

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