Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PPGEDUCAMPO - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ângelo Custódio Neri de-
dc.date.accessioned2024-08-19T20:06:13Z-
dc.date.available2024-08-19T20:06:13Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ângelo Custódio Neri de. A formação de professores na Educação do Campo: uma reflexão a partir do processo formativo na Escola Núcleo Seráfico Palha do Amaral, Amargosa-BA. 2016. 152f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação do Campo) ‒ Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3364-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the philosophical and pedagogical foundations of the process of continuing education of teachers of the School Core Seraphic Amaral straw, analyzing in as these contributed to the qualification of educational practices that can cause changes in the educational organization of the school and the community. In theoretical deepen conceptions of rural education, rural education, teacher training and other; the methodological approach we try to approach the dialectical method for facilitating know concretely the reality of the phenomenon studied, establishing a critical view of the facts, a contextualization and a deepening to reach the problem of roots, with the information building techniques the semiestruturas interviews, questionnaires and document analysis. The subjects involved were the teachers, the pedagogical coordination and community leaders, with the other sources, the reports prepared by teachers, the political-pedagogical project, the didactic project, the training matrix and the guidelines of training meetings held with teachers . The work was guided by a critical pedagogy, seeking dialogue with the ideas defended by CALDART (2004), DUARTE (2010), Frigotto (2011), FERNANDES (2005), Martins (2010), MOLINA (2011), Saviani (2007) , Kosik (1976) and others. The conceptual reflections were drawn from the literature on rural education, rural education, teacher training and land issues in Brazil, with a specific focus of the Brazilian semiarid region. The data analysis has identified that the support base of the proposal is quite eclectic, trying to unite theoretical concepts of the New School, as the project pedagogy, with socialist ideas as thematic complexes Pistak. Although there are some contradictions, experience brings the educational perspective of formation of critical subjects, with a vision of expanded world and an education centered on the idea of the collective with participation of subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleA formação de professores na Educação do Campo: uma reflexão a partir do processo formativo na Escola Núcleo Seráfico Palha do Amaralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a investigar os fundamentos filosóficos e pedagógicos do processo de formação continuada dos professores da Escola Núcleo Seráfico Palha do Amaral, analisando em medida estes contribuíram para a qualificação das práticas educativas capazes de provocar mudanças na organização pedagógica da escola e da comunidade. No referencial teórico aprofundamos concepções de educação rural, educação do campo, formação de professores e outros; no enfoque metodológico procuramos aproximar do método dialético, por facilitar conhecer concretamente a realidade do fenômeno estudado, estabelecendo uma visão crítica sobre os fatos, uma contextualização e um aprofundamento para chegar às raízes do problema, tendo como técnicas de construção de informações as entrevistas semiestruturas, questionários e análise documental. Os sujeitos envolvidos foram os professores, a coordenação pedagógica e lideranças da comunidade, tendo como outras fontes, os relatórios elaborados pelos professores, o Projeto Político-Pedagógico, o projeto didático, a matriz formativa e as pautas dos encontros de formação realizadas com os professores. O trabalho foi norteado por uma pedagogia crítica, procurando dialogar com as idéias defendidas por CALDART (2004), DUARTE (2010), FRIGOTTO (2011), FERNANDES (2005), MARTINS (2010), MOLINA (2011), SAVIANI (2007), KOSIK (1976) e outros. As reflexões conceituais foram elaboradas a partir da pesquisa bibliográfica sobre educação rural, educação do campo, formação de professores e as questões agrárias no Brasil, com um recorte específico do Semiárido Brasileiro. A análise dos dados permitiu identificar que a base de sustentação da proposta é bastante eclética, tentando unir concepções teóricas da Escola Nova, como a pedagogia de projetos, com concepções socialistas como os complexos temáticos de Pistrak. Embora apresente algumas contradições, a experiência traz a perspectiva educativa de formação de sujeitos críticos, com uma visão de mundo ampliada e uma educação centrada na ideia do coletivo com participação dos sujeitos.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Bogo, Maria Nalva Rodrigues de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3165906873840248pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Marize Souza-
dc.contributor.referee2Moraes, Fátima Garcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3623689193420237pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.enRural educationpt_BR
dc.subject.enRural educationpt_BR
dc.subject.enTeachers - Trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao_Professores_Educacao_Dissertacao_2016.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.