Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pinheiro, Neiva Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T19:45:10Z | - |
dc.date.available | 2024-08-19T19:45:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Neiva Silva. Gestão e mediação de conflitos entre docentes em uma escola do Ensino Fundamental II de Amargosa, Amargosa-BA. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3363 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Relações interpessoais | pt_BR |
dc.title | Gestão e mediação de conflitos entre docentes em uma escola do ensino fundamental II de Amargosa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objeto de estudo os conflitos interpessoais existentes entre docentes e as estratégias utilizadas pela gestão da escola na mediação ou resolução. A pesquisa foi de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista e a observação da gestão e docentes. A pesquisa teve como objetivo norteador compreender as metodologias utilizadas pela gestão na mediação/resolução de conflitos de relacionamento que ocorrem envolvendo os docentes de uma escola do Ensino Fundamental II. Diante dos resultados obtidos, pode-se perceber uma grande quantidade de conflitos que são silenciados e que a gestão, na maioria das vezes, não compreende como conflitos por partirem de relações interpessoais, de contradições de opiniões e de prioridades dentro da escola. Portanto, os gestores, assim como os demais docentes, precisam estar em constante formação. É necessário que a gestão aprenda a lidar com os conflitos interpessoais dentro do ambiente escolar, usando da democracia na resolução/mediação e, sobretudo buscar estratégias para que os problemas sejam sanados da melhor forma possível. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Clark, Geórgia Nelly | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gestao_Mediacao_Conflitos_TCC_2018.pdf | 884,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.