Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Neiva Silva-
dc.date.accessioned2024-08-19T19:45:10Z-
dc.date.available2024-08-19T19:45:10Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Neiva Silva. Gestão e mediação de conflitos entre docentes em uma escola do Ensino Fundamental II de Amargosa, Amargosa-BA. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3363-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.titleGestão e mediação de conflitos entre docentes em uma escola do ensino fundamental II de Amargosapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objeto de estudo os conflitos interpessoais existentes entre docentes e as estratégias utilizadas pela gestão da escola na mediação ou resolução. A pesquisa foi de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista e a observação da gestão e docentes. A pesquisa teve como objetivo norteador compreender as metodologias utilizadas pela gestão na mediação/resolução de conflitos de relacionamento que ocorrem envolvendo os docentes de uma escola do Ensino Fundamental II. Diante dos resultados obtidos, pode-se perceber uma grande quantidade de conflitos que são silenciados e que a gestão, na maioria das vezes, não compreende como conflitos por partirem de relações interpessoais, de contradições de opiniões e de prioridades dentro da escola. Portanto, os gestores, assim como os demais docentes, precisam estar em constante formação. É necessário que a gestão aprenda a lidar com os conflitos interpessoais dentro do ambiente escolar, usando da democracia na resolução/mediação e, sobretudo buscar estratégias para que os problemas sejam sanados da melhor forma possível.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Clark, Geórgia Nelly-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Freitas, Gisélia Macedo Cardoso de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpt_BR
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