Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3362
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Da escola do campo para escola da cidade: o que dizem os estudantes sobre essa transição?
metadata.dc.creator: Sousa, Eliana Pererira de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Meireles, Mariana Martins de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luana Patrícia Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Référence bibliographique: SOUSA, Eliana Pererira de Jesus. Da Escola do campo para escola da cidade: o que dizem os estudantes sobre essa transição?, Amargosa-BA. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico problematiza o processo de transição dos estudantes do campo para escolas da cidade. Especificamente, neste estudo, aborda-se sobre o processo vivenciado por estudantes que finalizaram os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas localizadas no campo e, que ao concluirem esta etapa precisaram se deslocar para escola da cidade para dar continuidade aos estudos. Esta, por sua vez, tem sido a única possibilidade oferecida aos estudantes camponeses em muitas comunidades rurais do Brasil. Destaca-se que este estudo foi realizado durante a Pandemia do Covid-19, situação que impôs o isolamento e distanciamento social, interferido diretamente no processo de transição dos estudantes do campo para escolas da cidade. Desse modo, buscou-se ao longo deste trabalho responder ao seguinte problema: Como os estudantes advindos das escolas do campo vivenciam o processo de transição para as escolas da cidade? Para tanto, foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa, considerando sua aproximação e preocupação com questões que envolve a experiencia dos estudantes e demais aspectos subjetivos que envolve o processo de transição escolar. Assim sendo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista, tendo em vista, a possibilidade de escuta que este instrumento permite. As entrevistas foram gravadas em áudios, transcritas e analisadas. Diante dos relatos e do contexto apresentado, destaca-se a relevância desta temática frente as novas e velhas demandas da Educação do Campo. Tendo em vista que, a ausência de escolas do campo que ofertem os Anos Finais do Ensino Fundamental têm obrigado jovens por todo Brasil a sairem de suas comunidades rurais em busca da garantia do direito à educação. A migração por um turno, a organização escolar e os modos de ensinar e aprender que marcam o deslocamento casa-escola-casa tem impactado na trajetória escolar e nas histórias de vida dos estudantes. Por essa razão, ao discutir essa temática evidencia-se a existência de ritos de passagens vivenciados pelos estudantes, sendo esta uma possibilidade de mobilizar debates que envolvem o acolhimento, o respeito, a revisão de projetos escolares, a implementação de políticas públicas, bem como repensar a relação entre as escolas localizadas na cidade e parte dos sujeitos, porventura estudantes camponeses.
Mots-clés: Educação do campo
Ensino fundamental
Transição escolar
Educação urbana
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 18-mar-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-19T19:38:24Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3362
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Escola_Campo_Escola_TCC_2022.pdf514,52 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.