Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3362
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Da escola do campo para escola da cidade: o que dizem os estudantes sobre essa transição? |
Autor(es): | Sousa, Eliana Pererira de Jesus |
Orientador(a): | Meireles, Mariana Martins de |
Membro(a) da banca: | Silva, Luana Patrícia Costa |
Membro(a) da banca: | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
Referência: | SOUSA, Eliana Pererira de Jesus. Da Escola do campo para escola da cidade: o que dizem os estudantes sobre essa transição?, Amargosa-BA. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho monográfico problematiza o processo de transição dos estudantes do campo para escolas da cidade. Especificamente, neste estudo, aborda-se sobre o processo vivenciado por estudantes que finalizaram os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas localizadas no campo e, que ao concluirem esta etapa precisaram se deslocar para escola da cidade para dar continuidade aos estudos. Esta, por sua vez, tem sido a única possibilidade oferecida aos estudantes camponeses em muitas comunidades rurais do Brasil. Destaca-se que este estudo foi realizado durante a Pandemia do Covid-19, situação que impôs o isolamento e distanciamento social, interferido diretamente no processo de transição dos estudantes do campo para escolas da cidade. Desse modo, buscou-se ao longo deste trabalho responder ao seguinte problema: Como os estudantes advindos das escolas do campo vivenciam o processo de transição para as escolas da cidade? Para tanto, foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa, considerando sua aproximação e preocupação com questões que envolve a experiencia dos estudantes e demais aspectos subjetivos que envolve o processo de transição escolar. Assim sendo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista, tendo em vista, a possibilidade de escuta que este instrumento permite. As entrevistas foram gravadas em áudios, transcritas e analisadas. Diante dos relatos e do contexto apresentado, destaca-se a relevância desta temática frente as novas e velhas demandas da Educação do Campo. Tendo em vista que, a ausência de escolas do campo que ofertem os Anos Finais do Ensino Fundamental têm obrigado jovens por todo Brasil a sairem de suas comunidades rurais em busca da garantia do direito à educação. A migração por um turno, a organização escolar e os modos de ensinar e aprender que marcam o deslocamento casa-escola-casa tem impactado na trajetória escolar e nas histórias de vida dos estudantes. Por essa razão, ao discutir essa temática evidencia-se a existência de ritos de passagens vivenciados pelos estudantes, sendo esta uma possibilidade de mobilizar debates que envolvem o acolhimento, o respeito, a revisão de projetos escolares, a implementação de políticas públicas, bem como repensar a relação entre as escolas localizadas na cidade e parte dos sujeitos, porventura estudantes camponeses. |
Palavras-chave: | Educação do campo Ensino fundamental Transição escolar Educação urbana |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 18-Mar-2022 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-08-19T19:38:24Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3362 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escola_Campo_Escola_TCC_2022.pdf | 514,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.