Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3356
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A biblioteca escolar e seu papel na formação de leitores: uma abordagem à luz das concepções e práticas das professoras
metadata.dc.creator: Santos, Carla da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee2: Clark, Geórgia Nelly
Référence bibliographique: SANTOS, Carla da Cruz. A biblioteca escolar e seu papel na formação de leitores: uma abordagem à luz das concepções e práticas das professoras, Amargosa-BA. 2019. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho consiste em uma reflexão sobre a importância da biblioteca escolar para formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo compreender como e se as professoras utilizam a biblioteca escolar no processo de formação de alunos leitores. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por seis estudantes e duas professoras do primeiro ciclo dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, com delineamento em estudo de campo. Para a coleta dos dados foram utilizados como instrumentos a observação, a entrevista e um diagnóstico de leitura. Para a abordagem teórica e conceitual, este estudo foi fundamentado a partir dos estudos de Silva (2015), Lourenço Filho (1946), Silva (2006), Burlamaque, Martins e Araújo (2011) entre outros, que contribuem para ampliar as discussões sobre a temática. Foi possível constatar através dos dados da pesquisa que a biblioteca escolar contribui de forma significante para o processo de formação de leitores, em especial, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em síntese, a pesquisa aponta que a exploração do espaço da biblioteca escolar, acontece no locus pesquisado, mesmo que de forma tímida, influenciando diretamente no desenvolvimento escolar dos estudantes. Assim, notou-se a necessidade de explorar cada vez mais esse espaço, principalmente no ciclo de alfabetização, a fim de favorecer melhores resultados no processo de leitura. Espera-se que esta pesquisa contribua de forma significativa para ampliação do tema, trazendo contribuições qualitativas que possam promover reflexões sobre a biblioteca escolar e passe a ser vista como um espaço indispensável para o processo de aprendizagem da leitura.
Mots-clés: Biblioteca escolar
Ensino fundamental
Leitura
Formação de leitores
Résumé: This work consists of a reflection on the importance of the school library for the formation of readers in the initial years of elementary school, aiming to understand how teachers use the school library in the process of student education Readers. The research subjects consisted of six students and two teachers from the first cycle of the initial years. For this, a research with a qualitative approach was carried out, with a field study design. For data collection, the observation, interview and reading diagnosis were used as instruments. For the theoretical and conceptual approach, this study was based on the studies of Silva (2015), Lourenço Filho (1946), Silva (2006), Burlamaque, Martins and Araújo (2011) among others who contribute to broaden the discussions on the theme. It was possible to verify that through the research data that the school library contributes significantly in the process for the formation of readers, especially in the early years of elementary school. In summary, the research indicates that the exploration of the school library space happens in the locus researched, even if in a shy way, directly influencing the students ' school development. Thus, we perceive the need to explore this space more and more, in order to favor better results in the difficult reading process, especially in the literacy cycle. It is hoped that this research contributes significantly to the expansion of the theme in question, bringing qualitative contributions that can promote reflections on the school library and become seen as an indispensable space for the process of Reading learning.
metadata.dc.subject.en: School library
Elementary school
Reading
Reader training
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 22-fév-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-19T18:49:31Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3356
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Biblioteca_Escolar_Papel_TCC_2019.pdf840,53 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.