Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3318
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Title: Formação docente para as tecnologias digitais em tempos de pandemia: um estudo de caso na UFRB
metadata.dc.creator: Almeida, José Raimundo Paim de
metadata.dc.contributor.advisor1: Espírito Santo, Eniel do
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Tatiana Polliana Pinto de
metadata.dc.contributor.referee2: Ota, Marcos Andrei
metadata.dc.contributor.referee3: Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Citation: ALMEIDA, José Raimundo Paim. Formação docente para as tecnologias digitais em tempos de pandemia: um estudo de caso na UFRB. 2023.131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade) - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Feira de Santana, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Com o surgimento da pandemia de COVID-19, a maior parte das aulas presenciais em todo o globo foram arremessadas para os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Entretanto, as pesquisas realizadas com os professores de todos os níveis de ensino no Brasil e no mundo já apontavam para fragilidades dos docentes na sua competência e fluência digital. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a efetividade do Programa de Extensão Formação em Tecnologias Digitais para Comunidade UFRB, ofertado aos professores da instituição, durante o período da pandemia de COVID-19. O estudo apresenta-se no formato de dissertação multipaper, contemplando-se 3 (três) artigos científicos, culminando com a proposição de um produto educacional. Este estudo se inspira no método da etnografia virtual, classificando-se como uma pesquisa com abordagem mista, isto é, quali-quantitativa, de natureza exploratória, descritiva, operacionalizada por meio da estratégia metodológica da pesquisa documental e do estudo de caso, tendo campo de pesquisa a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Como instrumentos para a produção de dados, foi utilizada a pesquisa documental realizada no âmbito da UFRB, contemplando um levantamento de ações de formação docente e ações afirmativas de enfrentamento à COVID-19 realizadas pela instituição, alcançando os objetivos propostos ao discutirem aspectos pertinentes da formação docente para as tecnologias digitais, contribuindo para ampliar suas competências e fluências digitais e promover ações de inclusão digital. Soma-se, como dispositivo de produção de dados, o uso do instrumento de efetividade da formag愃̀o profissional ofertada em cursos na modalidade a distância, ou seja, questionário online enviado aos mais de 271 docentes inscritos nos 6 cursos que participaram do programa formativo da instituição, sendo respondido por 71professores. Como critério de análise de conteúdo nas questões abertas do questionário, optou-se por utilizar o método de análise de conteúdo de Bardin e, nas tabulações dos dados, utilizou-se a estatística descritiva. Os resultados da pesquisa revelaram efetividade na formação docente após a realização do(s) curso(s) do Programa de Extensão Formação em Tecnologias Digitais para Comunidade UFRB, evidenciando que 67(96%) dos respondentes colocaram em prática o que foi abordado no(s) curso(s). Considerando-se as lacunas formativas apontadas pelos participantes, esse estudo contempla como proposta de produto educacional um Plano de Ensino para a realização de curso de extensão na temática da avaliação da aprendizagem online que será apresentado separadamente.. Concluímos que urge continuar e ampliar a oferta de programas de formação continuada para todos os professores, tendo em vista a importância que hoje ocupa as tecnologias emergentes no desafiador cenário educacional.
Keywords: Formação de professores
Competências digitais
Tecnologias digitais
Ensino Superior
Pandemia de COVID-19
COVID-19
Universidade Fedral do Recôncavo da Bahia - UFRB
Abstract: With the emergence of the COVID-19 pandemic, most face-to-face classes across the globe were thrown into virtual learning environments (VLE). However, research carried out with teachers at all levels of education in Brazil and around the world already pointed to weaknesses in teachers' competence and digital fluency. Given this context, the objective of this study was to analyze the effectiveness of the Extension Program Training in Digital Technologies for the UFRB Community, offered to the institution's professors, during the period of the COVID-19 pandemic. The study is presented in the format of a multipaper dissertation, contemplating 3 (three) scientific articles, culminating in the proposition of an educational product. This study is inspired by the method of virtual ethnography, classifying itself as a research with a mixed approach, that is, quali-quantitative, of an exploratory, descriptive nature, operationalized through the methodological strategy of documentary research and case study, having field of research at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). As instruments for data production, documentary research carried out within the scope of UFRB was used,contemplating a survey of teacher training actions and affirmative actions to face COVID-19 carried out by the institution, reaching the proposed objectives when discussing relevant aspects of training teachers for digital technologies, helping to expand their skills and digital fluency and promoting digital inclusion actions.In addition, as a data production device, the use of the instrument for the effectiveness of professional training offered in distance learning courses, that is, an online questionnaire sent to more than 271 teachers enrolled in the 6 courses that participated in the institution's training program , being answered by 71 teachers. As a criterion for content analysis in the open questions of the questionnaire, Bardin's method of content analysis was used, and descriptive statistics were used for data tabulations. The results of the research revealed effectiveness in teacher training after taking the course(s) of the Extension Program Training in Digital Technologies for the UFRB Community, showing that 67 (96%) of the respondents put into practice what was addressed in( s) course(s). Considering the formative gaps pointed out by the participants, this study contemplates, as a proposal for an educational product, a Teaching Plan for the realization of an extension course on the theme of evaluating online learning, which will be presented separately. We conclude that it is urgent to continue and expand the offer continuing education programs for all teachers, bearing in mind the importance that emerging technologies occupy today in the challenging educational scenario.
metadata.dc.subject.en: Teacher training
Digital competence
Digital technologies
Higher Education.
COVID-19 pandemic
COVID-19
Federal University of Recôncavo da Bahia - FURB
metadata.dc.description.abstract-es: Con el surgimiento de la pandemia de COVID-19, más clases presenciales en todo de todo el mundo se vieron lanzados a entornos virtuales de aprendizaje (AVA). Sin embargo, la investigación realizado con docentes de todos los niveles de educación en Brasil y en el mundo Ya hemos señalado deficiencias en la competencia y la fluidez digital de los profesores. Dado En este contexto, el objetivo de este estudio fue analizar la efectividad de la Programa de Extensión de Formación en Tecnologías Digitales para la Comunidad UFRB, ofrecidos a los docentes de la institución, durante el periodo de la pandemia COVID-19. El estudio se presenta en el formato de una disertación de varios artículos, contemplando 3 (tres) artículos científicos, culminando con la propuesta de un producto educativo. Este estudio se inspira en el método de la etnografía virtual, clasificándose como un investigación con un enfoque mixto, es decir, cuali-cuantitativo, de carácter exploratorio, carácter descriptivo, operacionalizado a través de la estrategia metodológica de investigación documental y estudio de casos, teniendo campo de investigación en el Federal Universidad de Recôncavo da Bahía (UFRB). Como instrumentos para la producción de datos, Se utilizó investigación documental realizada en el ámbito de la UFRB,contemplando un relevamiento de acciones de formación docente y acciones afirmativas para enfrentar COVID-19 realizadas por la institución, alcanzando los objetivos propuestos cuando discutir aspectos relevantes de la formación de docentes en tecnologías digitales, ayudando a ampliar sus habilidades y fluidez digital y promover acciones de inclusión digital. Además, como dispositivo de producción de datos, el uso del instrumento para la efectividad de formación profesional ofrecida en cursos a distancia, es decir, una modalidad online cuestionario enviado a más de 271 docentes matriculados en los 6 cursos que participaron en el programa de formación de la institución, siendo atendido por 71 docentes. Hacia un criterio para el análisis de contenido en las preguntas abiertas del cuestionario, el de Bardin Se utilizó el método de análisis de contenido y se utilizó estadística descriptiva para los datos. tabulaciones. Los resultados de la investigación revelaron efectividad en la formación docente después de realizar el(los) curso(s) del Programa de Extensión de Formación en Tecnologías Digitales para la Comunidad UFRB, mostrando que 67 (96%) de los encuestados ponen en práctica lo que se abordó en el(los) curso(s). Teniendo en cuenta las lagunas formativas señaladas por los participantes, este estudio contempla, como propuesta de producto educativo, una Plan Docente para la realización de un curso de extensión sobre el tema de la evaluación aprendizaje en línea, que se presentará por separado. Concluimos que es urgente continuar y ampliar la oferta de programas de educación continua para todos los docentes, teniendo en cuenta la importancia que ocupan hoy las tecnologías emergentes en el escenario educativo desafiante.
metadata.dc.subject.es: Formación de profesores
Habilidades digitales
Tecnologías digital
Enseñanza superior
Pandemia de COVID-19
COVID-19
Universidad Federal del Recôncavo de Bahía - UFRB
Publisher: Universidade Fedral do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Issue Date: 25-May-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3318
Appears in Collections:CETENS - PPGECID - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formacao_Docente_Tecnologia_Dissertacao_2023.pdfDissertação1,31 MBAdobe PDFView/Open
Plano_Curso_Extensao_Produto_2023.pdfProduto130 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons