Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Mulheres, mães e migrantes: múltiplas jornadas e permanência universitária
metadata.dc.creator: Souza, Ester da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Luana Patrícia Costa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Meirelhes, Mariana Martins de
metadata.dc.contributor.referee1: Wink, Ingrid
metadata.dc.contributor.referee2: Macedo, Alice Costa
Référence bibliographique: SOUZA, Ester da Silva. Mulheres, mães e migrantes: múltiplas jornadas e permanência universitária, Amargosa-BA. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso intitulado “Mulheres, mães e migrantes: Múltiplas jornadas e Permanência universitária”, buscou analisar as míltiplas jornadas de mulheres mães e imigrantes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Centro de Formação de Professores CFP/UFRB, levando em consideração aspectos relacionados as condições de permanência universitária, tendo em vista as múltiplas jornadas que exercem (maternagem, profissional, universitária, deslocamento). Dessa maneira, tem-se como objetivos gerais e específicos: 1. Compreender como o fato ser mulher, mãe e migrante interfere no processo de formação de licenciandas do Centro de Formação de Professores/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; 2. Conhecer os principais desafios que se apresentam para estudantes mulheres, mães e migrantes no contexto pesquisado; 3. Investigar como essas mulheres, mães e migrantes conciliam a rotina acadêmica com as múltiplas jornadas; 4. Pesquisar qual apoio institucional é oferecido para as discentes que são mães. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de cunho científico com abordagem qualitativa; como fontes e coleta de informações, a entrevista semiestrurada e o questionário. Os resultados dessa pesquisa revelam que para manter a permanência de mulheres mães e migrantes, é preciso investir em mais recursos financeiros, apoio pisicológico e rede de apoio. Portanto, foi possível com este estudo, problematizar os desafios da permanência de mulheres, mães e migrantes, no contexto contemporâneo do Centro de Formação de Professores, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, compreendendo que é preciso que a universidade acolha essas mulheres mães e migrantes em suas especificidades, pois elas são atravessadas pelas mútiplas funções de trabalho, casa, filhos e estão sendo estudantes do ensino superior. Através destas perspectivas, esperamos que este trabalho se some a outros que discutem as lutas travadas por permanência das mulheres que são mães e migrantes que adentram as universidades públicas brasileiras.
Mots-clés: Educação - Ensino superior
Professores - Formação
Mulher - Mãe
Migrante
Résumé: The graduation thesis entitled "Women, Mothers, and Migrants: Multiple Journeys and University Persistence" aimed to analyze the multiple journeys of women who are mothers and immigrants in the Pedagogy course at the Federal University of Recôncavo da Bahia - Teachers Training Center CFP/UFRB, taking into account aspects related to university persistence conditions, considering the multiple roles they play (motherhood, professional, university, and displacement). The general and specific objectives include: 1. Understand how being a woman, mother, and migrant influences the training process of teacher candidates at the Teachers Training Center/Federal University of Recôncavo da Bahia; 2. Identify the main challenges faced by female students who are mothers and migrants in the researched context; 3. Investigate how these women, mothers, and migrants balance academic routines with their multiple roles; 4. Research the institutional support provided to student mothers. Methodologically, the research is scientifically oriented with a qualitative approach; using semi-structured interviews and questionnaires for data collection. The results reveal that maintaining the presence of mother and migrant women requires investment in additional financial resources, psychological support, and a support network. Thus, this study problematizes the challenges faced by women who are mothers and migrants in the contemporary context of the Teachers Training Center at the Federal University of Recôncavo da Bahia, emphasizing the need for the university to embrace these women in their specificities, considering the multiple roles they navigate, including work, home, and parenthood, while pursuing higher education. Through these perspectives, we hope this work contributes to discussions about the struggles for the persistence of women who are mothers and migrants entering Brazilian public universities.
metadata.dc.subject.en: Education - Higher education
Teachers - Training
Woman - Mother
Migrant
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 23-oct-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-02T14:09:51Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3308
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

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