Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: As interações da criança com síndrome de down e seus pares educativos na educação infantil,
Autor(es): Fernandes, Maria Luísa Cabral de Almeida
Orientador(a): Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de
Membro(a) da banca: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Referência: FERNANDES, Maria Luísa Cabral de Almeida. As Interações da criança com Síndrome de Down e seus pares educativos na Educação Infantil, Amargosa-BA. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso busca construir reflexões acerca das interações estabelecidas entre acriança com Síndrome de Down, seus pares educativos e docentes no contexto da Educação Infantil. A Síndrome de Down (SD) pode ser compreendida por uma deficiência de ordem genética que ocasiona alterações no indivíduo ainda no ventre materno, sendo considerada a mais comum das anomalias genéticas e das deficiências intelectuais. O desenvolvimento cognitivo da criança que possuía SD se diferencia em alguns aspectos das demais consideradas sob um padrão de desenvolvimento típico, no entanto é imprescindível que estas tenham as suas potencialidades estimuladas nas mais diversas áreas, inclusive no que se refere a vivência acadêmica. É importante que a criança com SD frequente a escola regular, bem como possa conviver com seus pares educativos, visto que, estes contribuirão para o seu desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e psicossocial. As crianças com Síndrome de Down têm, em geral, um perfil de aprendizagem que se caracteriza por apresentar tanto barreiras quanto potencialidades. Desse modo, precisam de apoio visual e concreto e o professor desempenha papel importante oferecendo materiais que estimulem os diferentes órgãos do sentido favorecendo assim a aprendizagem, outro aspecto a considerar é o respeito ao tempo necessário de aprendizagem e o lançamento de estímulos que favoreçam a atenção e a concentração. Neste cenário, a criança com (SD) tem maior possibilidade de desenvolvimento, considerando-se também o fortalecimento com seus pares educativos. É o docente quem media todo esse processo e também pode contribuir com resultados mais satisfatórios para o desenvolvimento do aluno. A Educação escolar inclusiva, na rede regular de ensino vem trazendo à tona uma série de discussões pertinentes a esse novo paradigma social, em especial referente às crianças com a Síndrome de Down. Desta forma, esta pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico utiliza como principais bases teóricas os autores SCHWARTZAM (1999), ALVES (2007), PIMENTEL (2013), bem como documentos legais tais quais a Declaração de Salamanca (1994), LDBnº9.394/96, PNEE (2020) e a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) para estabelecer considerações pertinentes sobre as interações escolares da criança com SD no contexto inclusivo. Diante disso, tornou-se possível constatar que quanto mais a criança com a Síndrome de Down interage com o meio, melhor seu processo de aprendizagem e consequentemente maior chance de desenvolvimento. Constando-se assim a relevância das interações para promover uma inclusão eficaz.
Palavras-chave: Educação infantil
Síndrome de Down
Educação Inclusiva
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 2-Ago-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-08-02T13:57:44Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3307
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