Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3305
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Como acontece a gestão escolar nucleada em escolas rurais de Amargosa–BA
Autor(es): Almeida, Fernanda dos Santos
Orientador(a): Silva, Irandir Souza da
Membro(a) da banca: Ribeiro, Djeisson Silva
Membro(a) da banca: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
Referência: ALMEIDA, Fernanda dos Santos. Como acontece a gestão escolar nucleada em escolas rurais de Amargosa–BA, Amargosa-BA. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
Resumo: Como acontece a gestão escolar nucleada em escolas rurais em Amargosa-Ba é o tema abordado neste trabalho de conclusão (TCC). A escolha dessa temática para está pesquisa foi devido a diversos fatores, desde acadêmicos, sociais, e pessoais. Como objetivos específicos desta pesquisa são: identificar, a partir dos autores da área, quais mudanças vem ocorrendo em relação aos aspectos históricos da gestão da escola pública no Brasil; analisar o que a gestão considera relevante sobre a educação de um núcleo escolar da zona rural quanto as peculiaridades e necessidades educacionais dos estudantes; compreender como ocorre o processo de aprendizagem dos estudantes considerando o planejamento para as escolas rurais do município. Os métodos de abordagem nesta pesquisa foram de acordo com a pesquisa qualitativa Chizzotti (2003), o tipo de pesquisa foi o estudo de caso (MAZZOTTI, 2006), e os instrumentos de coleta de dados foram por meio de observações e entrevista semiestruturada Gil (1999), (LÜDKE E ANDRÉ, 1987). Está pesquisa também dialoga com autores que traz fundamentos sobre a gestão escolar como Libâneo (2012), Gadotti (2008), Paro (2008) e Gentili (2002), Lück (2009, 2010) dentre outros autores. Acreditamos com base na pesquisa que a gestora desenvolve sua função de forma muito humana, competente e responsável além do papel de gestora, mas de forma humana. A dificuldade que tivemos para construção deste trabalho de conclusão de curso foram as poucas referências bibliográficas sobre a gestão escolar nucleada no contexto rural, que nos impediu dialogar com mais autores que discutem sobre, que nos impediu dialogar com mais autores que discutem sobre. É preciso mais pesquisas relacionadas a gestão escolar em ambientes rurais, para podermos refletir sobre melhorias na educação pública. Sendo assim, este trabalho foi muito importante e enriquecedor para pensar a gestão escolar na zona rural e sobre as condições de trabalho e de ensino para todos.
Palavras-chave: Educação do campo
Educação rural
Gestão escolar
Resumo em inglês: Management and education in the rural area is the subject addressed in this conclu-sion work (TCC) titled “School Management in a School Located in the Rural Area of Amargosa–BA” Held in 2017 to obtain a bachelor’s degree in pedagogy from the Fede-ral University of Recôncavo da Bahia (UFRB) at the Center for Teacher Training (CFP) in Amargosa – BA. For belonging and growing studying in a rural community is that as a future researcher of education emerges the need to research how the management operates in a school in the countryside and what educational and cultural processes of the students belonging to this place? To carry out this research, a school was chosen from the rural area of Amargosa, where the main subjects of this research also live. Thus, based on this problem, the objectives that this work intends to achieve is to un-derstand how a school management works and operates in a rural area of Amargosa, and what are the management strategies regarding the educational and cultural valu-ations of the students belonging to the space rural. In order to understand more about this subject and to arrive at such answers, this research follows the paths of the quali-tative methodology, in which it has as approaches the observation and semi-structured interviews. The methods of approach in this research have as main structure the rese-archer / observer who has as authors that defend such methodological ideas Marconi and Lakatos (2007) and Geertz (1989). In addition to these authors, which brings a methodological approach, this research also dialogues with authors that provide a ba-sis for rural education such as Libâneo (2012), Gadotti (2008), Paro (2008) and Gentili (2002). rural and rural schools. The rural area and its school need to be not only known, but also recognized as a space for education and training of subjects who build such important histories, identities and knowledge in society, and it is on the basis of these assumptions that this work develops and tries to demonstrate the importance and the challenges that rural and rural schools have for Brazilian education.
Palavras-chave em inglês: Rural education
School management
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 28-Mar-2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-08-02T13:31:01Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3305
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Como_Acontece_Gestao_TCC_2018.pdf492,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.