Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3304
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Primeiros contatos com a escola: a adaptação de crianças à Educação Infantil
Autor(es): Santos, Carine Thaís Silva dos
Orientador(a): Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de
Membro(a) da banca: Santos, Fernando Henrique Tisque dos
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Referência: SANTOS, Carine Thaís Silva dos. Primeiros contatos com a escola: a adaptação de crianças à Educação Infantil, Amargosa-BA. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, tem como tema o estudo sobre os primeiros contatos das crianças pequenas no ambiente educacional. A adaptação das crianças nos anos iniciais se constitui um problema relevante tendo em vista que as primeiras experiências infantis provocam marcas importantes para todo seu processo educacional posterior. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre a temática em foco, objetivando também pesquisar sobre os marcos históricos que caracterizam os estudos sobre a infância e a educação infantil no Brasil. Objetiva-se discutir sobre a interação entre família e escola e os impactos para o processo de adaptação das crianças no ambiente escolar. Para subsidiar este trabalho foram utilizadas obras de Fernandes e Kuhlmann (2004), John Heywood (2004), Philippe Ariès (1981). Como também para dar maior embasamento teórico serviram de base os seguintes documentos legais ECA (1990) Estatuto da Criança e do Adolescente e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil DCNEI (2009). Diante das leituras e reflexões foi possível concluir que o diálogo entre família e escola deve ser estimulado a fim de que os obstáculos que emergem em função dos primeiros contatos da criança com a escola, possam ser minimizados e compreende-se que os estudos sobre a infância avançaram de modo que os documentos legais pesquisados oferecem maior subsidio para a compreensão sobre a prática pedagógica voltada para a Educação infantil se torne mais favorável e a criança vivencie as suas primeiras experiências escolares com melhor probabilidade de adaptação.
Palavras-chave: Educação
Educação Infantil
Prática pedagógica - Estratégias
Resumo em inglês: This course conclusion work has as its theme the study of the first contacts of young children in the educational environment. The adaptation of children in the early years is a relevant problem considering that the first children's experiences cause important marks for their entire later educational process. Thus, this work aims to review the literature on the subject in focus, also aiming to research on the historical landmarks that characterize studies on childhood and early childhood education in Brazil, it aims to discuss the interaction between family and school and the impacts on the children's adaptation process in the school environment. To support this work, works by Fernandes and Kuhlmann (2004), John Heywood (2004), Philippe Ariès (1981) were used. The following legal documents ECA (1990) Statute of Children and Adolescents and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education DCNs (2009) also served as a basis to provide a greater theoretical basis. In view of the readings and reflections, it was possible to conclude that the dialogue between family and school must be stimulated so that the obstacles that emerge due to the child's first contacts with the school can be minimized and it is understood that studies on childhood advanced so that the legal documents researched offer greater support for the understanding of the pedagogical practice aimed at Early Childhood Education to become more favorable and the child to experience their first school experiences with a better probability of adaptation.
Palavras-chave em inglês: Education
Child education
Pedagogical practice - Strategies
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 5-Ago-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-08-01T16:09:46Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3304
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Primeiros_Contatos_Escola_TCC_2022.pdf905,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.