Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Carine Thaís Silva dos-
dc.date.accessioned2024-08-01T16:09:46Z-
dc.date.available2024-08-01T16:09:46Z-
dc.date.issued2022-08-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Carine Thaís Silva dos. Primeiros contatos com a escola: a adaptação de crianças à Educação Infantil, Amargosa-BA. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3304-
dc.description.abstractThis course conclusion work has as its theme the study of the first contacts of young children in the educational environment. The adaptation of children in the early years is a relevant problem considering that the first children's experiences cause important marks for their entire later educational process. Thus, this work aims to review the literature on the subject in focus, also aiming to research on the historical landmarks that characterize studies on childhood and early childhood education in Brazil, it aims to discuss the interaction between family and school and the impacts on the children's adaptation process in the school environment. To support this work, works by Fernandes and Kuhlmann (2004), John Heywood (2004), Philippe Ariès (1981) were used. The following legal documents ECA (1990) Statute of Children and Adolescents and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education DCNs (2009) also served as a basis to provide a greater theoretical basis. In view of the readings and reflections, it was possible to conclude that the dialogue between family and school must be stimulated so that the obstacles that emerge due to the child's first contacts with the school can be minimized and it is understood that studies on childhood advanced so that the legal documents researched offer greater support for the understanding of the pedagogical practice aimed at Early Childhood Education to become more favorable and the child to experience their first school experiences with a better probability of adaptation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógica - Estratégiaspt_BR
dc.titlePrimeiros contatos com a escola: a adaptação de crianças à Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso, tem como tema o estudo sobre os primeiros contatos das crianças pequenas no ambiente educacional. A adaptação das crianças nos anos iniciais se constitui um problema relevante tendo em vista que as primeiras experiências infantis provocam marcas importantes para todo seu processo educacional posterior. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre a temática em foco, objetivando também pesquisar sobre os marcos históricos que caracterizam os estudos sobre a infância e a educação infantil no Brasil. Objetiva-se discutir sobre a interação entre família e escola e os impactos para o processo de adaptação das crianças no ambiente escolar. Para subsidiar este trabalho foram utilizadas obras de Fernandes e Kuhlmann (2004), John Heywood (2004), Philippe Ariès (1981). Como também para dar maior embasamento teórico serviram de base os seguintes documentos legais ECA (1990) Estatuto da Criança e do Adolescente e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil DCNEI (2009). Diante das leituras e reflexões foi possível concluir que o diálogo entre família e escola deve ser estimulado a fim de que os obstáculos que emergem em função dos primeiros contatos da criança com a escola, possam ser minimizados e compreende-se que os estudos sobre a infância avançaram de modo que os documentos legais pesquisados oferecem maior subsidio para a compreensão sobre a prática pedagógica voltada para a Educação infantil se torne mais favorável e a criança vivencie as suas primeiras experiências escolares com melhor probabilidade de adaptação.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de-
dc.contributor.referee1Santos, Fernando Henrique Tisque dos-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enChild educationpt_BR
dc.subject.enPedagogical practice - Strategiespt_BR
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