Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Reflexões sobre a figura masculina na educação Infantil
Autor(es): Silva, Rivelino Antonio da
Orientador(a): Meireles, Mariana Martins de
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Santos, Fernando Henrique Tisque dos
Referência: SILVA, Rivelino Antonio da. Reflexões sobre a figura masculina na Educação Infantil, Amargosa-BA. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
Resumo: O presente estudo monográfico apresenta reflexões sobre a presença da figura masculina na educação infantil. Para tanto, buscou apresentar aspectos históricos sobre a presença da figura masculina na educação infantil, investigar representações dos pedagogos e futuros pedagogos sobre figura masculina na educação infantil com vistas a analisar as representações dos pedagogos e futuros pedagogos sobre figura masculina na educação infantil. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se desenvolveu através de uma abordagem qualitativa mediante o uso de questionários onlines gerados Google Forms. Os questionários foram elaborados de acordo com um roteiro de perguntas que se organizaram a partir do problema e dos objetivos traçados para esta investigação. Os colaboradores deste estudo foram estudantes do sexo masculino, devidamente matriculados no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFRB e, também, professores do sexo masculino que atuam em creches de rede municipal de ensino do estado da Bahia. Os dados recolhidos mediante os questionários foram organizados a partir da perspectiva da análise de conteúdo. Assim sendo, após a leitura do material, organizou-se inicialmente o registro de gráficos das questões fechadas e em seguida foram levantadas as categorias de análise no âmbito das questões abertas. Em notas conclusivas, a pesquisa proporcionou trazer em pauta a temática reflexões sobre a figura masculina na Educação Infantil e criar a percepção e reflexão de que ainda o preconceito se faz presente, visto que a sociedade ainda associa funções profissionais ao gênero, quando na verdade o que deve ser levado em conta é a responsabilidade e o profissionalismos dos professores. O estudo revelou que a presença do professor do sexo masculino na Educação Infantil atualmente tem sido permitida através da criação de concursos públicos que os deram a possibilidade de exercer o magistério, porém ainda há discriminações causadas por gênero nesse espaço.Ainda de acordo com a pesquisa realizada, é possível inferir que apesar dos estudantes do sexo masculino matriculados no curso de pedagogia da UFRB enfrentarem preconceitos por questões relacionadas a gênero, uma grande parcela deles tenciona seguir a profissão encarando obstáculos e resistindo contra a descriminação ainda existentes na escola e na sociedade. De acordo com os relatos, é possível perceber que a visão a respeito da presença da figura masculina na educação infantil é heterogênea e sustentada por certa crítica, contradizendo, de algum modo, com a visão construída socialmente sobre estes profissionais.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação infantil
Gênero - Masculinidade
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 1-Ago-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-08-01T16:00:51Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3303
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