Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3301
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Práticas bem-sucedidas na multissérie |
metadata.dc.creator: | Andrade, Daiana da Encarnação |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Moura, Terciana Vidal |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
Citation: | ANDRADE, Daiana da Encarnação. Práticas bem-sucedidas na multissérie, Amargosa-BA. 2019. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho monográfico visa analisar as estratégias cotidianas utilizadas por uma professora de classe multisseriada para superar os desafios desse contexto educacional, tendo como lócus de investigação uma escola situada no município de Mutuípe-Bahia. Para tanto, tem-se como questionamento o seguinte problema: Quais são as estratégias cotidianas construídas por uma professora de classe multisseriada para superar os desafios de sua prática pedagógica? O referencial teórico incorpora os estudos de Hage (2004, 2005, 2010, 2011), Santos e Moura (2010, 2012), Santos (2014) e Arroyo (2010). Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso articulada a análise bibliográfica. Para êxito de tal estudo, foram adotados instrumentos de entrevista e observações além de análise documental para coleta de dados. A sistematização e análise de dados foram realizadas segundo categorias analíticas. Foi possível identificar que são muitos os desafios a serem superados nas classes multisseriadas, dentre eles o fator tempo é o maior obstáculo encontrado. Contudo, o contexto pesquisado evidencia que, mesmo em meio às dificuldades, existem trabalhos exitosos e progressivos nas classes multisseriadas. Portanto, o trabalho pedagógico desenvolvido na turma investigada tem tentado romper com as barreiras encontradas nesse setor educacional, sendo que a docente possui uma prática que consegue atender aos diferentes níveis de aprendizagem na sala de aula, alcançando bons resultados, uma vez que ela possui um planejamento diferenciado, realiza um trabalho fora da lógica da seriação, a organização dos conteúdos comuns a todos os níveis é diversificada na complexidade de abordagem das atividades. Além disso, as sequências didáticas e a afinidade da professora com a escola do campo e a multissérie foram outros fatores observados que contribuíram para boas práticas nessa turma. |
Keywords: | Educação do campo Prática pedagógica Educação infantil Classe mulitsseriada |
Abstract: | This monographic work aims at analyzing the daily strategies used by a multi-grade classroom teacher to overcome the challenges of this educational context, having as a research locus a school located in the county of Mutuípe-Bahia. Therefore, the following problem has been questioned: What are the daily strategies constructed by a multi-series classroom teacher to overcome the challenges of her pedagogical practice? The theoretical framework incorporates the studies of Hage (2004, 2005, 2010, 2011), Santos and Moura (2010, 2012), Santos (2014) and Arroyo (2010). It is a qualitative research through a case study articulated the bibliographic analysis. For the success of such a study, interview instruments and observations were adopted, besides documentary analysis for data collection. The systematization and analysis of data were performed according to analytical categories. It was possible to identify that there are many challenges to be overcome in the multi-series classes, among them the time factor is the biggest obstacle encountered. However, the researched context shows that, even in the midst of difficulties, there are successful and progressive works in the multi-series classes. Therefore, the pedagogical work developed in the class investigated has tried to break with the barriers found in this educational sector, being that the teacher has a practice that can attend the different levels of learning in the classroom, achieving good results, since it has a differentiated planning, work outside the logic of serialization, the organization of common contents at all levels is diversified in the complexity of approach to activities. Besides that, the didactic sequences and the teacher's affinity with the school of the field and the multiseries were other observed factors that contributed to good practices in this class. |
metadata.dc.subject.en: | Rural education Pedagogical practice Child education Multiseries class |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 28-Feb-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-08-01T14:34:20Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3301 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Praticas_Bem_Sucedidas_TCC_2019.pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.