Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3296
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A música na educação: um estudo das canções nos anos iniciais do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Sapucaia, Rosana dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Ricardo Henrique Resende de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Andreia Barbosa dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Référence bibliographique: | SAPUCAIA, Rosana dos Santos. A música na educação: um estudo das canções nos anos iniciais do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | Essa monografia tem como finalidade compreender os processos de aprendizagem derivados do trabalho com canções populares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho intitulado como: “A música na Educação: Um estudo das canções nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. Foi realizado na Escola Municipal Professora Rosalina Souza Bittencourt, situada na Cidade de AmargosaBA, com a turma do 4º ano do ensino fundamental. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com foco no estudo de caso. Os instrumentos para produção de dados foram a observação e a entrevista semiestruturada. Os instrumentos foram utilizados com a turma do 4º ano do ensino fundamental e com uma professora da sala de aula. A pesquisa buscou compreender a importância do uso de Canções no ensino. O referencial teórico desta pesquisa encontra-se fundamentado nos estudos de Bréscia (2003), Jannibelli (1971), Gainza (1988), Bueno (2011), Romanelli (2009), Jeandot (1997), Valle (1970), Weigel (1988) Hentschke & Del Bem (2003), Silva (1992), Martins (1985), Rosa (1990), Brito (2003), Joly (2003), Wisnik (1989) e Tatit (2003). A partir, dessa pesquisa, foi concebido que o uso da canção em sala de aula, promove e possiblita o processo de ensino-aprendizagem. Compreende-se a importância de utilizar a canção desde as séries iniciais, sendo uma ação necessária para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Através da participação em atividades musicais é possível aumentar a habilidade da criança para aprender os conteúdos e componentes previsto pelo Currículo do Ensino Fundamental. Os instrumentos musicais sonoros construídos pelos educandos podem contribuir na construção e desenvolvimento de habilidades como: a autodisciplina, coletividade, abstração para a resolução de problemas. Essa monografia pode ser entendida como um acréscimo conceitual e prático para os profissionais que atuam com o uso de Canções nos anos iniciais do Ensino Fundamental e para os Pedagogos que fazem o uso da música em sala de aula afim de trazer novas perspectivas de como os professores e o ambiente escolar devem estar preparados ao trabalho com as crianças podendo repensar sobre sua prática em sala. |
Mots-clés: | Educação - Ensino fundamental Educação Musical Canção popular |
Résumé: | This monograph aims to understand the learning processes derived from working with popular songs in the early years of elementary school. The work entitled as: “Music in Education: A study of songs in the Early Years of Elementary School”. It was held at the Professor Rosalina Souza Bittencourt Municipal School, located in the city of Amargosa-BA, with the 4th grade class of elementary school. Therefore, a qualitative research was developed, focusing on the case study. The instruments for data production were observation and semi-structured interviews. The instruments were used with the 4th grade class of elementary school and with a classroom teacher. The research sought to understand the importance of using Songs in teaching. The theoretical framework of this research is based on studies by Brescia (2003), Jannibelli (1971), Gainza (1988), Bueno (2011), Romanelli (2009), Jeandot (1997), Valle (1970), Weigel (1988) Hentschke & Del Bem (2003), Silva (1992), Martins (1985), Rosa (1990), Brito (2003), Joly (2003), Wisnik (1989) and Tatit (2003). From this research, it was conceived that the use of song in the classroom promotes and enables the teaching-learning process. It is understood the importance of using the song from the early grades, being a necessary action for the development and learning of students. Through participation in musical activities, it is possible to increase the child's ability to learn the contents and components provided by the Elementary School Curriculum. Sound musical instruments built by students can contribute to the construction and development of skills such as: self-discipline, collectivity, abstraction for problem solving. This monograph can be understood as a conceptual and practical addition for professionals who work with the use of Songs in the early years of Elementary School and for Pedagogues who use music in the classroom in order to bring new perspectives on how teachers and the school environment must be prepared to work with children, being able to rethink their practice in the classroom. |
metadata.dc.subject.en: | Elementary school Musical education Popular song |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 28-jui-2021 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-08-01T13:01:30Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3296 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Música_Educação_TCC_2021.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.