Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3295
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: descortinando as mediações que permeiam o processo
metadata.dc.creator: Ferreira, Grazielle Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Estrela, Sineide Cerqueira
Référence bibliographique: FERREIRA, Grazielle Ribeiro. Alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental: descortinando as mediações que permeiam o processo, Amargosa-BA. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa, intitulada “Alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental: descortinando as mediações que permeiam o processo”, tem por objetivo geral compreender as situações que permeiam o processo de alfabetizar letrando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da percepção dos professores. Para reflexão e aprofundamento da temática, foram mobilizados alguns teóricos que contribuíram sobremaneira para apropriação de conceitos sobre o objeto em estudo, dentre outros destaca-se Freire (2001); Godoy (1995); Soares (1998, 2003, 2022); Marconi e Lakatos (1996) e Kleiman (2005). No que se refere à metodologia, este trabalho é de natureza qualitativa, com base na pesquisa de campo e nos estudos bibliográficos, tendo como dispositivo para a produção de dados, a entrevista semiestruturada, que foi realizada por meio da aplicação de um roteiro com perguntas previamente elaboradas com duas professoras alfabetizadoras no qual possibilitou a obtenção de informações importantes para a materialidade da pesquisa e para resposta dos objetivos levantados. Diante da pesquisa realizada, os resultados apontam que se faz necessário ampliar o debate sobre os conceitos de alfabetização e letramento que estão diretamente articulados, mas carregam em si suas particularidades. Esta relevância se torna ainda maior depois de todo processo de crise sanitária provocado pela Covid-19 que afetou de forma intensa o processo de alfabetização e de letramento das crianças do primeiro ciclo. Aponta, ainda, situações significativas de ensino das colaboradoras, articulando a alfabetização com o letramento, reflexo das suas auto-formações e formações em serviço, mas as docentes apontam a necessidade de uma relação integrada entre família e escola. Espera-se que esta pesquisa possa colaborar para ampliação das referências nesta área e que contribua para alfabetizadores e demais profissionais que se interessam com a alfabetização e o letramento, desde às reflexões conceituais até as suas práticas.
Mots-clés: Educação - Ensino fundamental
Alfabetização
Letramento
Résumé: The present research, entitled “Literacy and literacy in the initial years of Elementary School: revealing the mediations that permeate the process”, has the general objective of understanding the situations that permeate the process of literacy and literacy in the Initial Years of Elementary Education, based on the perception of teachers. For reflection and deepening of the theme, some theorists who wanted to appropriation of concepts about the object under study were mobilized, among others Freire (2001); Godoy (1995); Soares (1998, 2003, 2022); Marconi and Lakatos (1996) and Kleiman (2005). With regard to methodology, this work is of a qualitative nature, based on field research and bibliographical studies, having as a device for data production, the semistructured interview, which was carried out through the application of a script with questions previously prepared with two literacy teachers in which it made it possible to obtain important information for the materiality of the research objectives and for the response of those surveyed. In view of the research carried out, the results indicate that it is necessary to broaden the debate on the concepts of literacy and literacy that are directly articulated, but carry their particularities. This sacred becomes even greater after the entire process of health crisis caused by Covid-19, which has intensely affected the process of literacy and literacy of children in the first cycle. It also points out the teaching situations of the collaborators, articulating literacy with literacy, a reflection of their self-training and on-the-job training, but as teachers they point out the need for an integrated relationship between family and school. It is hoped that this research can collaborate to expand the references in this area and that it will contribute to literacy teachers and other professionals who are interested in literacy and literacy, from conceptual reflections to their practices.
metadata.dc.subject.en: Education - Elementary education
Literacy
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2-jui-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-01T12:44:16Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3295
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Alfabetizacao_Letramento_Anos_TCC_2023.pdf1,37 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.