Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3293
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A música como instrumento pedagógico: experiência em uma classe multisseriada
metadata.dc.creator: Almeida, Rubilene Cerqueira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Luana Patrícia Costa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alves, Maria Lígia Isídio
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Andreia Barbosa dos
metadata.dc.contributor.referee2: Macedo, Alice Costa
Citación : ALMEIDA, Rubilene Cerqueira da Silva. A música como instrumento pedagógico: experiência em uma classe multisseriada, Amargosa-BA. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A motivação dessa pesquisa é fruto da experiência de uma monitoria para o ensino de canto e coral em um projeto do município de Amargosa-BA, chamado ARTCULLA (Arte, Cultura e Lazer) que visava levar arte, cultura e lazer às escolas do Ensino Fundamental no turno e contraturno do ano letivo de 2022. Porém, durante a prática, pude observar as dificuldades expostas ao longo do caminho, por se tratar, em sua maioria, de escolas localizadas na área rural, me deparando com uma realidade até então desconhecida, que são as classes multisseriadas. O objetivo central da pesquisa foi conhecer, por meio do processo de Pesquisa-ação Participante, processos pedagógicos que utilizem a música como instrumento didático e desenvolver atividades musicais com os sujeitos da pesquisa. E, a fim de balizar a pesquisa, consultei fontes como: Hortélio(2011), Mendes (2018), Barros (2022), LDB (BRASIL, 2008), Paulo Freire (1996, 1959) entre outros. Como base metodológica utilizamos a observação, questionário e o grupo focal. Essa experiência, me deu subsídios para perceber melhor a importância do ensino da música, em uma classe multisseriada, principalmente por experimentar a realidade de uma escola do campo, com poucos recursos, porém com boa vontade dos envolvidos na educação desses educandos. Neste ano de 2023 tive a oportunidade de vivenciar a Residência Pedagógica (RP), aplicando atividades com a música associada à aprendizagem do conteúdo, trazendo-me a percepção que o ensino pode ser lúdico e interessante para os educandos. Resultando em depoimentos que indicam a importância da música na prática pedagógica, muitos apresentaram o interesse pela música e passaram a desejar o ensino na escola, trazendo para o seu cotidiano não só a apreciação, mas o desejo de ir mais além. A música desperta nos educandos a valorização de diversas linguagens e culturas, auxiliando o aprendizado em relação aos conteúdos, além de produzir a interação com os colegas e professores, bem como ao desenvolvimento físico dando ao seu corpo a interpretação de sons e ritmos, fazendo com que a mente acompanhe e se desenvolva no aspecto psíquico e motor.
Palabras clave : Educação do campo
Classe multisseriada
Música - Prática pedagógica
Resumen : The motivation for this research is the result of experience of monitoring for teaching singing and choir in a project in the municipality of Amargosa-BA, called ARTCULLA (Art, Culture and Leisure) that aimed to bring art, culture and leisure to elementary schools during the 2022 school year. However, during the practice, I was able to observe the difficulties exposed along the way, as they are, for the most part, schools located in the area rural, coming across a hitherto unknown reality, which are the multiserial. The central objective of the research was to understand, through the Participant Action Research process,Lawsuit Pedagogical activities that use music as a teaching instrument and develop musical activities with the research subjects.And, in order toTo guide the research, I consulted sources such as: Hortélio (2011), Mendes (2018), Barros (2022),LDB (BRAZIL, 2008), Paulo Freire (1996, 1959) between others. As a methodological basis, we used observation, questionnaires and focus groups. This experience gave me support to better understand the importance of teaching music, in a multi-grade class, mainly by experiencing the reality of a rural school, with few resources, but with good will from those involved in the education of these students. In 2023, I had the opportunity to experience the Pedagogical Residency (RP), applying activities with music associated with learning the content, bringing me the perception that teaching can be fun and interesting for students. Resulting in testimonies that indicate the importance of music in pedagogical practice, many showed an interest in music and began to desire teaching at school, bringing into their daily lives not only appreciation, but the desire to go further. Music awakens in students the appreciation of different languages and cultures, helping learning in relation to content, in addition to producing interaction with colleagues and teachers, as well as physical development by giving their body the interpretation of sounds and rhythms, making that the mind follows and develops in the psychic and motor aspect.
metadata.dc.subject.en: Rural education
Multiserial class
Music - Pedagogical practice
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 13-dic-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-31T17:39:52Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3293
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Musica_Instrumento_Pedagogico_TCC_2023.pdf781,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.