Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3291
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A atuação do pedagogo em espaços de educação não formal no município de Amargosa - BA |
metadata.dc.creator: | Conceição, Daniel Freitas |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee1: | Macedo, Alice Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Référence bibliographique: | CONCEIÇÃO, Daniel Freitas. A atuação do pedagogo em espaços de educação não formal no município de Amargosa - BA, Amargosa-BA. 2021. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | Sabe-se que a educação que se pratica nas escolas consideradas regulares tem sua organização planejada de forma disciplinar, na maioria das vezes, sobretudo com um currículo que deve ser seguido pelos educadores através de planos e metas a serem atingidos em determinado período de tempo. Objetivo: Buscar a relevância da atuação do pedagogo nos espaços de educação não formal na cidade de Amargosa-BA, como analisar mais de perto o trabalho desempenhado pelos projetos socias no município. Métodos: A pesquisa foi baseada no caráter qualitativo, com entrevistas semiestruturadas com duas profissionais formandas no curso de pedagogia, que atuam em dois projetos socias distintos, o Ponto de Leitura que fica localizado no bairro Urbis II e a Associação Beneficente Oásis no bairro da Catiara, que terá a abordagem e reflexão na análise de dados. O referencial teórico que fundamentou esse trabalho monográfico está baseado nas abordagens de Gohn (2006), Brandão (1998), Libâneo (1999), Gadotti (2005). Resultados e Discussão: Entendemos a relevância desses espaços de educação não formal para a comunidade que orienta e acolhe sujeito para uma transformação social, sobre tudo a importância da atuação do Pedagogo nessa modalidade de ensino, que esteja preparado para conseguir suprir as demandas de tantos desafios, e percalços. Conclusão: Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de um olhar especial para esses projetos socias que são excluídos em sua maioria, mesmo desempenhando um papel fantástico na educação de crianças de comunidades carentes com grandes desafios socias. |
Mots-clés: | Educação - Não formal Pedagogia Projeto social |
Résumé: | It is known that education that is practiced in schools considered regular has its organization planned in a disciplinary manner, most of the time, especially with a curriculum that must be followed by educators through plans and goals to be achieved in a given period of time. Aim: To seek the relevance of the pedagogue's performance in non-formal education spaces in the city of Amargosa-BA, as a way to analyze more closely the work performed by social projects in the municipality. Methods: The research was based on qualitative character, with semi-structured interviews with two professionals graduated in the pedagogy course, who work in two different social projects, the Reading Point which is located in the Urbis II neighborhood and the Beneficent Oasis Association in the Catiara neighborhood , which will have the approach and reflection in data analysis. The theoretical framework that founded this monographic work is based on the approaches of Gohn (2006), Brandão (1998), Libâneo (1999), Gadotti (2005). Results and Discussion: We understand the relevance of these spaces of non-formal education for the community that guides and welcomes subjects for a social transformation, especially the importance of the role of the Pedagogue in this teaching modality, who is prepared to be able to meet the demands of so many challenges, and mishaps. Conclusion: The survey results indicate the need for a special look at these social projects that are mostly excluded, even though they play a fantastic role in the education of children from underprivileged communities with major social challenges. |
metadata.dc.subject.en: | Education - Non-formal Pedagogy Social project |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 29-sep-2021 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-07-31T17:01:41Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3291 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Atuação_Pedagogo_Espaços_TCC_2021.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.