Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3288
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: A contextualização do currículo da educação do campo: desafios e possibilidades
Autor(es): Assis, Rosiane dos Santos de
Orientador(a): Moura, Terciana Vidal
Membro(a) da banca: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
Membro(a) da banca: Sousa, Railda dos Santos
Referência: ASSIS, Rosiane dos Santos de. A contextualização do currículo da educação do campo: desafios e possibilidades, Amargosa-BA. 2019. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Este trabalho consiste em uma reflexão sobre a contextualização do currículo da Educação do Campo, com seus desafios e possibilidades. Tendo como objetivo Analisar se a proposta do currículo para as escolas do campo no município de Mutuípe é contextualizada e se atendem as demandas e as especificidades pautadas pela educação do campo. Especificidades e princípios estes levantados pela legislação e Projeto Politico Pedagógico da Educação do Campo, que tem demandado a construção de um currículo e de uma escola específica para os camponeses e camponeses a partir de sua cultura e materialidade de origem. Historicamente a educação oferecida às populações campesina foi marcada por um currículo de base urbanocêntrica sem considerar as questões que marcam a singularidade dos sujeitos do campo, suas especificidades como, a valorização da terra, a dimensão da cultura, as formas de trabalho, as relações de produção e tipos de lavouras locais nas quais os alunos estão intrinsecamente inseridos. As escolas do campo foram pensadas tendo como parâmetro a educação do meio urbano, cujo a grande referência é a cidade, implicando desta forma na organização, gestão e propostas curriculares, produzidas para as escolas urbanas, desvalorizando as especificidades e cultura do campo, desconsiderando os saberes produzidos pelos alunos e comunidade local. Nota-se a importância de um currículo específico que atenda as singularidades dos modos de vida do campo, associado ao conhecimento historicamente acumulado, na perspectiva da transformação social e emancipação dos sujeitos. Diante do exposto a pesquisa aspira investigar: De que forma o currículo das escolas do campo do município de Mutuípe está contextualizado às especificidades da Educação do Campo? Metodologicamente recorreu à pesquisa de abordagem qualitativa. Como procedimento foram escolhidos aqueles que mais se adequassem ao foco de estudo, por isso optou-se pela pesquisa documental e a pesquisa de campo. Como técnicas de pesquisa foram utilizadas a entrevista semiestruturada e análise documental. Nesta pesquisa, a abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Lima (2013), Arroyo (1999), Caldart (2004), D‟Agostini (2012) que contribuem para ampliar as discussões sobre a temática. Analisando o PPP e a proposta pedagógica e ouvindo os anseios, as experiências, as práticas e as expectativas de profissionais que fazem a educação no campo, entende-se que a EAPEC ao longo da sua trajetória vem contribuindo de maneira significativa na construção de uma educação transformadora e potencializadora no município de Mutuípe, assumindo um posicionamento e a identidade de um espaço criador e dinamizador de relações sociais, culturais, produtivas e políticas do campo. Adiante do exposto ficou evidenciado que o currículo é contextualizado e atende as especificidades das escolas do campo. Através dessa pesquisa espera-se contribuir com a temática da Educação do Campo trazendo novas reflexões sobre a contextualização do currículo a partir das especificidades da cultura e dinâmica de vida das populações campesinas.
Palavras-chave: Educação do campo
Currículo escolar
Camponeses
Resumo em inglês: This work consists of a reflection on the contextualization of the Field Education curriculum, with its challenges and possibilities. The objective of this study is to analyze whether the curriculum proposal for rural schools in the municipality of Mutuípe is contextualized and meets the demands and specificities of rural education. Specificities and principles these raised by the legislation and Pedagogical Political Project of the Education of the Field, which has demanded the construction of a curriculum and a specific school for the peasants and peasants from their culture and materiality of origin. Historically the education offered to peasant populations was marked by an urban-centered curriculum without considering the issues that mark the uniqueness of the subjects of the field, their specificities as the valorization of the land, the dimension of culture, the form of work, the relations of production and types of local crops in which the students are intrinsically inserted. The rural schools were thought of as having urban education, whose main reference is the city, implying in this way the organization, management and curricular proposals produced for urban schools, devaluing the specificities and culture of the countryside, disregarding the knowledge produced by students and the local community. We note the importance of a specific curriculum that addresses the singularities of the field life-styles, associated with historically accumulated knowledge, in the perspective of social transformation and emancipation of subjects. In view of the above, the research aims to investigate: In what way does the curriculum of the rural schools of the municipality of Mutuípe contextualize the specificities of the Field Education? Methodologically he used the qualitative approach research. As a procedure were chosen those that fit the focus of the study, so we chose documentary research and field research. As research techniques were used semi-structured interview and documentary analysis. In this research, the theoretical and conceptual approach was based mainly on the studies of Lima (2013), Arroyo (1999), Caldart (2004), D'Agostini (2012), who contribute to broaden the discussions on the subject. Analyzing the PPP and the pedagogical proposal and listening to the wishes, experiences, practices and expectations of professionals who do the education in the field, it is understood that EAPEC throughout its history has been contributing in a significant way in the construction of an education transforming and empowering in the municipality of Mutuípe, assuming a position and the identity of a creative and dynamic space of social, cultural, productive and political relations of the countryside. In the foregoing, it was evidenced that the curriculum is contextualized and meets the specificities of the rural schools. Through this research it is hoped to contribute with the field education theme bringing new reflections on the contextualization of the curriculum based on the specificities of the culture and life dynamics of the peasant populations.
Palavras-chave em inglês: Rural education
School curriculum
Peasants
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 27-Fev-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-07-26T16:08:36Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3288
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contextualizacao_Curriculo_Educacao_TCC_2019.pdf868,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.