Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3286
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Planejar, um ato solitário: eu, meus livros e o computador! Uma investigação sobre planejamento de ensino no contexto das turmas multisseriadas de escolas do campo |
metadata.dc.creator: | Bom Conselho, Elisângela Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Fábio Josué Souza dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Orrico, Nanci Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moura, Terciana Vidal |
Référence bibliographique: | BOM CONSELHO, Elisângela Santos. Planejar, um ato solitário: eu, meus livros e o computador! Uma investigação sobre planejamento de ensino no contexto das turmas multisseriadas de escolas do campo, Amargosa-BA. 2019. 133f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho analisa o planejamento de ensino no contexto das turmas multisseriadas, em escolas do campo. A multisseriação é o modelo de organização escolar que predominou/predomina nas escolas localizadas no campo. Neste contexto, inúmeros são os desafios enfrentados por docentes para o desenvolvimento do seu trabalho. Um destes desafios refere-se ao planejamento de ensino, sobretudo quando se considera as tensões entre a heterogeneidade que configura as turmas multisseriadas e o paradigma curricular urbanocêntrico hegemônico; e, ainda, em tempos atuais, o impacto das políticas neoliberais implantadas nas escolas localizadas no campo, tornando o planejamento algo difícil e angustiante para os professores atuantes em tal realidade. Considerando a relevância que o planejamento de ensino assume no contexto da sala de aula, e as singularidades das turmas multisseriadas, além da escassa produção acadêmica sobre a temática, justificamos nossa escolha pelo referido objeto de estudo. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o planejamento de ensino elaborado e desenvolvido por professores de turmas multisseriadas de três escolas do campo de um município do interior do estado da Bahia, avaliando sua (im) pertinência ao contexto da multissérie, tomando as seguintes perguntas como questões norteadoras: Como acontece o planejamento de ensino por parte dos professores investigados? Que tipos ou modelos de instrumentos de planejamento de ensino utilizam? Eles dão conta das especificidades da multissérie? A investigação ancorou-se numa abordagem qualitativa (André, 2005; Bogdan e Biklen, 1994; Ludke e André, 1986), tendo o estudo de casos múltiplos como tipo de pesquisa, utilizando, a análise documental, a observação participante e nãoparticipante e a entrevista semiestruturada realizada com três professores como instrumentos de coleta de dados. O trabalho foi fundamentado teoricamente a partir de estudos que abordam as categorias Educação do Campo (Azevedo, 2007; Arroyo, 2011; Caldart e Molina, 2011; Leite, 1999); Escolas de turmas multisseriadas (Hage, 2005; Santos, 2015; Santos e Moura, 2010, 2012; Souza e Santos, 2014); Planejamento de ensino (Gandin, 2013; Lopes, 1999; Padilha, 2006; Veiga, 1991), dentre outros. A análise dos dados de campo indicam que o planejamento de ensino elaborado e desenvolvido no âmbito das escolas multisseriadas tem sido orientado por um excessivo número de instrumentos burocratizantes da ação pedagógica e não tem dado conta da heterogeneidade e singularidade desse contexto. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de construção de planejamentos de ensino que sejam condizentes com a realidade da multissérie e considere as particularidades dos sujeitos campesinos. |
Mots-clés: | Educação do campo Classe multisseriada Ensino - Planejamento |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 28-fév-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-07-25T18:03:27Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3286 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Planejar_Ato_Solitario_TCC_2019.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.