Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3280
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Professoras de classes multisseriadas: trajetórias de vida-formação-profissão |
Autor(es): | Santos, Alcione de Almeida |
Orientador(a): | Meireles, Mariana Martins |
Membro(a) da banca: | Santos, Fábio Josué Souza dos |
Membro(a) da banca: | Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do |
Referência: | SANTOS, Alcione de Almeida. Professoras de classes multisseriadas: trajetórias de vida-formação-profissão, Amargosa-BA. 2017. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
Resumo: | O presente estudo monográfico objetivou analisar a trajetória de vida-formaçãoprofissão de professoras de classes multisseriadas no contexto da Educação do Campo. A Educação do Campo torna-se importante para as pessoas que vivem neste espaço geográfico, uma vez que ela relaciona a luta pela terra com a luta pela educação. Busca-se portanto, uma educação que leve em consideração as especificidades desses sujeitos, esquecidos e negligenciados historicamente. A pesquisa foi realizada em uma escola multisseriada do campo, localizada no Povoado Serrote, zona rural do município de Elísio Medrado-BA. Desse modo, como problema de pesquisa, esta investigação possui o seguinte questionamento: o que nos revelam as trajetórias de vida-formação-profissão de professoras de classes multisseriadas inseridas no contexto da Educação do Campo? Diante disso, o estudo pautou-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa. É importante ressaltar também que para a realização desse trabalho, tendo em vista o objeto de estudo, utilizamos pressupostos da abordagem (auto)biográfica, dando ênfase as narrativas docentes, uma vez que, consideramos as vivências e experiências para discutir questões sobre a vida, a formação e o trabalho docente de professoras inseridas no contexto da Educação do Campo. Em notas conclusivas esta pesquisa revelou que as trajetórias das professoras são atravessadas por questões relacionadas a vida no campo, ausência de formação específica para atuar em classes multisseriadas e desafios relacionados a profissão docente, bem como, desvelou as condições de trabalho as quais estão submetidas cotidianamente. Por fim, o estudo elucidou ainda que, apesar dos avanços nos últimos anos na luta por uma educação no/do campo, urge a necessidade de pensarmos, dentre tantos desafios, em uma formação específica para os professores dos anos inicias do Ensino Fundamental. Se temos outros sujeitos, desta vez, os campesinos, porque não temos outras pedagogias? |
Palavras-chave: | Educação do campo Classe multisseriada Professores - Formação |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 21-Set-2017 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-07-25T16:51:40Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3280 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Professoras_Classes_Multisseriadas_TCC_2017.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.