Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3255
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | O Processo da leitura e da escrita na alfabetização: desafios das professoras alfabetizadoras |
metadata.dc.creator: | Medrado, Elissandra Félix dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
Référence bibliographique: | MEDRADO, Elissandra Félix dos Santos. O Processo da leitura e da escrita na alfabetização: desafios das professoras alfabetizadoras, Amargosa-BA. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente monografia intitulada “O processo da leitura e da escrita na alfabetização: desafios das professoras alfabetizadoras” tem como finalidade compreender quais os desafios enfrentados pelas professoras alfabetizadoras no processo de alfabetização das crianças e suas possibilidades de intervenção nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa maneira, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e de campo em que os dados foram produzidos mediante entrevista com duas professoras alfabetizadoras de uma escola do município de Amargosa. Para respaldar as nossas reflexões, nos apoiamos em alguns autores clássicos e contemporâneos que se debruçam a discutir sobre a temática em pauta, visando compreender as concepções das alfabetizadoras sobre os processos e desafios da construção da leitura e da escrita dos educandos. Dentre os autores, destacamos Emília Ferreiro (1993, 1999, 2001), Paulo Freire (1975, 1988, 1992, 2018) Magna Soares (1985, 1998, 2003, 2004) e Francisca Lustosa (1980) que contribuíram sobremaneira para refletirmos sobre o objeto de estudo em pauta. Os dados verificados, posteriormente às narrativas das professoras alfabetizadoras, evidenciam que são muitos os desafios para alfabetizar, considerando que nesse processo de alfabetizar há um caminho logo a ser percorrido, no entanto, existem muitas possibilidades pedagógicas para o enfrentamento dos desafios que também precisam ser pesquisadas e evidenciadas. |
Mots-clés: | Educação Alfabetização Educação de crianças Leitura |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 30-sep-2021 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-07-23T14:23:27Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3255 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Processo_Leitura_Escrita_TCC_2021.pdf | 788,22 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.