Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3254
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A Inclusão da criança com transtorno do espectro autista nas atividades pedagógicas da sala de aula da educação infantil
metadata.dc.creator: Xavier, Beatriz da Conceição Araujo
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
Citación : XAVIER, Beatriz da Conceição Araujo. A Inclusão da criança com transtorno do espectro autista nas atividades pedagógicas da sala de aula da educação infantil, Amargosa-BA. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Partindo do pressuposto das dificuldades que a criança com TEA tem em manter relações de socialização, comunicação, interação e comportamento com outras pessoas. Nesse sentido, a escola como um espaço interacional pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, bem como a superação das necessidades. Diante disso, buscou-se discutir a inclusão da criança com TEA numa perspectiva das políticas educacionais, assim como buscou-se refletir acerca da experiência da autora autista, Temple Grandin, comentando sobre a obra Uma Menina Estranha; e ainda compreender as práticas pedagógicas e ferramentas facilitadoras que podem ser utilizadas pelos professores para a inclusão da criança com TEA nas atividades da sala de aula da educação infantil. Para tanto, visando alcançar esses objetivos, a metodologia configura-se em pesquisa de abordagem qualitativa e como caminho metodológico foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Foram utilizados além do livro mencionado, artigos, publicados em periódicos de sites acadêmicos como o Google Acadêmico e SciELO, produções de documentos legais que também foram utilizados ressaltando sobre os direitos e a inclusão da criança com TEA, oferecendo uma gama de discussões amplas para o embasamento da escrita. Além disto, foram utilizados autores para as principais bases teóricas, como: Grandin; Scariano (1999), Matias; Probst (2018), Mantoan (2003), POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: Equitativa Inclusiva e com aprendizado ao longo da vida (2020), Prodanov (2013), Sampaio; Sampaio (20019), e por fim, Silva; Gatiato; Revelez (2012). Perante a isto, foram encontradas produções voltadas para a conceituação de tais palavras- chave: Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Educação Infantil, no intuito de estabelecer critérios de busca, destacam-se publicações e documentos legais desde o ano de 1994 até 2021. É perceptível o quanto a criança com TEA necessita estar inserida em um contexto em que a prática pedagógica possa favorecer a potencialidade das crianças com TEA, utilizando de ferramentas e estratégias que possam favorecer a socialização, comunicação e interação, considerando as suas especificidades, pois, a inclusão da criança com TEA, é uma questão delicada que requer muita sensibilidade e afetividade nesta trajetória do contato da criança com o mundo externo.
Palabras clave : Pedagogia
Educação de crianças
Crianças autistas
Integração social
Resumen : Assuming the difficulties that children with ASD have in maintaining relationships of socialization, communication, interaction and behavior with other people. In this sense, the school as an interactional space can contribute to the child's development and learning, as well as overcoming needs. Therefore, we sought to discuss the inclusion of children with ASD from a perspective of educational policies, as well as to reflect on the experience of the autistic author, Temple Grandin, commenting on Uma Menina Estranha; and also understand the pedagogical practices and facilitating tools that can be used by teachers for the inclusion of children with ASD in the activities of the early childhood education classroom. To achieve these goals, the methodology is configured in an exploratory research, qualitative approach and as a methodological instrument a bibliographical research was carried out. In addition to the textbook, articles published in journals on academic sites such as Google Scholar and SciELO were used, productions of legal documents that were also used highlighting the rights and inclusion of children with ASD, offering a wide range of requirements for the writing foundation. It is noticeable how much the child with ASD needs to be inserted in a context in which a pedagogical practice can favor the potential of children with ASD, using tools and strategies that can promote socialization, communication and interaction, considering their specificities, because, the inclusion of the child with ASD is a delicate issue that requires a lot of sensitivity and affection in this trajectory of the child's contact with the outside world.
metadata.dc.subject.en: Pedagogy
Children's education
Autistic children
Social integration
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 1-oct-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-23T14:04:53Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3254
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Inclusão_Criança_Transtorno_TCC_2021.pdf435,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.