Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3252
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Da Educação de Jovens e Adultos (EJA) à universidade: trajetórias sociais e acadêmicas de egressas da EJA em Amargosa
metadata.dc.creator: Fiqueiredo, Manoela Soares Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Andreia Barbosa dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Erica Bastos da
Citación : FIQUEIREDO, Manoela Soares Gomes. Da Educação de jovens e adultos (EJA) à universidade: trajetórias sociais e acadêmicas de egressas da EJA em Amargosa, Amargosa-BA. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia, intitulada Da EJA à Universidade: trajetórias sociais e acadêmicas de egressas do ensino médio da EJA em Amargosa/BA, se propõe, a partir da escuta das estudantes, egressas do ensino médio da EJA, que ingressaram no ensino superior do CFP/UFRB, a perceber quais os principais desafios que estas estudantes vivenciaram neste percurso e as experiências a partir desta inserção. De modo geral, esta pesquisa busca compreender até que ponto as trajetórias sociais/acadêmicas de egressos/as do ensino médio da EJA influenciaram na inserção ao Ensino superior. Para estruturação deste estudo, utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, lançando mão do estudo de caso, fazendo uso de questionário aberto, para produção dos dados junto aos sujeitos da pesquisa, compostas por três estudantes egressas do ensino médio e estudantes da UFRB. Este trabalho respalda-se teoricamente em autores consabidos da área, a saber: Mario Almeida Neto (2003), Alda Judith Alves Mazzotti (2006), Miguel Gonzalez Arroyo (2007), Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (2007), Paulo Freire (1987, 2006, 1996, 2010, 2001), Márcio Luiz Bernardim (2006), Norman Kent Denzin (1994) Maria Laura Puglise Barbosa Franco (2005), Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro (2000) Carolina Maria de Jesus (1960), entre outros que contribuem significativamente nas reflexões sobre a temática. Com base no diálogo dos autores, das referências que foram consultadas, através dos estudos analisados, pode-se concluir nesta pesquisa que mesmo sendo desfavorável a trajetória de vida escolar das estudantes egressas da Educação de Jovens e Adultos, marcada por começo e recomeço em diferentes momentos de sua escolarização, foi possível, com oferta de políticas públicas de expansão e interiorização Universitária, chegar à Universidade, realizando o sonho de cursar o ensino superior e sonhar com melhores condições profissionais e de vida. As narrativas dessas estudantes revelam muitos desafios na sua jornada escolar e acadêmica, mas sobretudo de superação e de conquista de seus objetivos. Esta pesquisa sugere e possibilita a continuidade de novas investigações concernentes à temática em pauta.
Palabras clave : Pedagogia
Educação - Jovens, adultos
Ensino superior
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-22T17:37:21Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3252
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Educação_Jovens_Adultos_TCC_2021.pdf543,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.