Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3252
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Da Educação de Jovens e Adultos (EJA) à universidade: trajetórias sociais e acadêmicas de egressas da EJA em Amargosa |
Autor(es): | Fiqueiredo, Manoela Soares Gomes |
Orientador(a): | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Santos, Andreia Barbosa dos |
Membro(a) da banca: | Silva, Erica Bastos da |
Referência: | FIQUEIREDO, Manoela Soares Gomes. Da Educação de jovens e adultos (EJA) à universidade: trajetórias sociais e acadêmicas de egressas da EJA em Amargosa, Amargosa-BA. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. |
Resumo: | A presente monografia, intitulada Da EJA à Universidade: trajetórias sociais e acadêmicas de egressas do ensino médio da EJA em Amargosa/BA, se propõe, a partir da escuta das estudantes, egressas do ensino médio da EJA, que ingressaram no ensino superior do CFP/UFRB, a perceber quais os principais desafios que estas estudantes vivenciaram neste percurso e as experiências a partir desta inserção. De modo geral, esta pesquisa busca compreender até que ponto as trajetórias sociais/acadêmicas de egressos/as do ensino médio da EJA influenciaram na inserção ao Ensino superior. Para estruturação deste estudo, utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, lançando mão do estudo de caso, fazendo uso de questionário aberto, para produção dos dados junto aos sujeitos da pesquisa, compostas por três estudantes egressas do ensino médio e estudantes da UFRB. Este trabalho respalda-se teoricamente em autores consabidos da área, a saber: Mario Almeida Neto (2003), Alda Judith Alves Mazzotti (2006), Miguel Gonzalez Arroyo (2007), Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (2007), Paulo Freire (1987, 2006, 1996, 2010, 2001), Márcio Luiz Bernardim (2006), Norman Kent Denzin (1994) Maria Laura Puglise Barbosa Franco (2005), Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro (2000) Carolina Maria de Jesus (1960), entre outros que contribuem significativamente nas reflexões sobre a temática. Com base no diálogo dos autores, das referências que foram consultadas, através dos estudos analisados, pode-se concluir nesta pesquisa que mesmo sendo desfavorável a trajetória de vida escolar das estudantes egressas da Educação de Jovens e Adultos, marcada por começo e recomeço em diferentes momentos de sua escolarização, foi possível, com oferta de políticas públicas de expansão e interiorização Universitária, chegar à Universidade, realizando o sonho de cursar o ensino superior e sonhar com melhores condições profissionais e de vida. As narrativas dessas estudantes revelam muitos desafios na sua jornada escolar e acadêmica, mas sobretudo de superação e de conquista de seus objetivos. Esta pesquisa sugere e possibilita a continuidade de novas investigações concernentes à temática em pauta. |
Palavras-chave: | Pedagogia Educação - Jovens, adultos Ensino superior |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-07-22T17:37:21Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3252 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação_Jovens_Adultos_TCC_2021.pdf | 543,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.