Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3251
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Educação de jovens, adultos e idosos: alinhavando o currículo e costurando as subjetividades dos sujeitos
metadata.dc.creator: Almeida, Maurício Sudré de
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Gilsália Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Borghi, Idalina Souza Mascarenhas
Citación : ALMEIDA, Maurício Sudré de. Educação de jovens, adultos e idosos: alinhavando o currículo e costurando as subjetividades dos sujeitos, Amargosa-BA. 2021. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Essa tessitura teve como temática a Educação de Jovens, Adultos e Idosos em busca de compreender de que modo o currículo voltado para essa modalidade contribui para a aprendizagem e subjetividade dos sujeitos envolvidos. Nesse sentido, foi realizada pesquisa no Centro de Educação de Jovens, Adultos e Idosos situado em Amargosa/BA,cujo objetivo foi identificar as Práticas Curriculares no contexto pesquisado e o modo como essa organização curricular tem interferido nas subjetividades dos sujeitos. Nesse processo iremos conhecer Maria, uma imagem subjetiva que ao ser bordada ganha vida e nos possibilita uma viagem envolvente e emocionante, a personagem descreve suas trajetórias associando a trajetórias dos sujeitos da EJAI. Maria é uma representação dos retalhos/jovens/adultos/idosos que estão inseridos na Costura/Educação de Jovens, Adultos e Idosos, por isso ela os assemelha aos retalhos que utiliza para construção de uma colcha de retalhos. Metodologicamente, essa tessitura se constitui como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e os dados foram produzidos com retalhos/sujeitos inseridos nesse contexto, alunos, egressa e professora da modalidade da EJAI, para obter respostas foram feitos dois questionários, um direcionado aos alunos e egressa e o outro a professora. A costura desse trabalho foi entrelaçados aos ensinamentos de Paulo Freire e Miguel Arroyo, teóricos que aparecem com mais freqüência em toda a extensão da colcha que fora costurada. Todo trabalho foi desenvolvido, entrelaçando a Educação de Jovens, Adultos e Idosos ao mundo da costura. Os processos educativos foram comparados aos processos da costura e os sujeitos aos retalhos de uma colcha. Os resultados revelaram que é possível uma costura/educação de Jovens, Adultos e idosos que em seu currículo os retalhos/sujeitos sejam respeitados e costurados, que consigam ressignificar suas costuras e outras tantas.
Palabras clave : Pedagogia
Educação - Jovens, adultos, idosos
Ensino
Resumen : This paperwork had as its theme the Education of Young, Adults and Elderly in order to understand how the curriculum aimed at this modality contributes to the learning and subjectivity of the subjects involved. In this sense, this research was carried out at the Education Center for Young, Adults and Elderly located in Amargosa/BA, whose goal was to identify the Curriculum Practices in the researched context and how this curricular organization has interfered in the subjectivities of the subjects. In this process, we will meet Maria, a subjective image that comes to life when embroidered and allows us an engaging and exciting journey. The character describes her trajectories associating the trajectories of the EJAI subjects. Maria is a representation of the patches/young people/adults/elderly people who are inserted in Sewing/Education for Young, Adults and Elderly, so she resembles them to the patches she uses to build a patchwork quilt. Methodologically, this structure is constituted as field research with a qualitative approach and the data were produced with patches/subjects inserted in this context. Two questionnaires were made to obtain answers from the students, egress and a teacher of the EJAI modality.The sewing of this work was intertwined with the teachings of Paulo Freire and Miguel Arroyo, theorists who appear more frequently along the entire length of the quilt that was sewn. One of them was directed to students and egress and the other to the teacher. All work was developed, intertwining the Education of Young, Adult and Elderly with the sewing world. Educational processes were compared to sewing processes and subjects to quilt scraps. The results revealed that it is possible to sew/educate young people, adults and the elderly that in their curriculum the patches/subjects are respected and sewn, that they manage to give new meaning to their seams and many others.
metadata.dc.subject.en: Pedagogy
Education - Young people, adults, elderly
Teaching
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 1-oct-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-22T17:14:13Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3251
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Educação_Jovens_Adultos_TCC_2021.pdf759,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.