Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3248
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Processos de letramento e possíveis conexões com o aprendizado da leitura |
metadata.dc.creator: | Marques, Geisa Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Erica Bastos da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Edmila Silva de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
Citation: | MARQUES, Geisa Santos. Processos de letramento e possíveis conexões com o aprendizado da leitura, Amargosa-BA. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho, cujo título é “Processos de letramento e possíveis conexões com o aprendizado da leitura” tem como objetivo compreender a importância do letramento para a aprendizagem da leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização deste estudo foi desenvolvida uma pesquisa numa escola do Município de Mutuípe-BA, em duas turmas do 5º ano e uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, considerando o isolamento social, o ensino híbrido e a suspensão das aulas presenciais devido à COVID-19 no segundo semestre de 2021. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, tanto para investigar, descrever e analisar os fatos identificados quanto para compreender a rotina da leitura das crianças, a disponibilização de materiais e as práticas de letramento que aconteciam nesse período. O estudo teve o respaldo teórico de autoras como Lerner (2002), Lajolo (1982, 2009); Kleiman (2005), Albuquerque (2007) e Soares (2003, 2004), entre outros referenciais. De acordo com os dados estudados pôde-se observar que as professoras consideram a leitura e o letramento importantes e necessários para inserir os estudantes na vida social. Sinalizam, no entanto, que a pandemia influenciou e, de certa forma, limitou esse processo de aquisição da leitura e promoção do letramento. Diante disso, é necessário salientar que a escola precisou e precisa cotidianamente desenvolver múltiplas maneiras de propiciar a leitura e letramento, e, considerando o cenário anual, eclode-se a necessidade de se pensar sobre atividades motivadoras, provocadoras, que oportunizem o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva do mundo que nos cerca. |
Keywords: | Educação Ensino fundamental Leitura Letramento COVID-19, Pandemia de, 2020- |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 15-Mar-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-07-22T15:46:08Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3248 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Processos_Letramento_Possíveis_TCC_2022.pdf | 353,32 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.