Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3248
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Processos de letramento e possíveis conexões com o aprendizado da leitura |
Autor(es): | Marques, Geisa Santos |
Orientador(a): | Silva, Erica Bastos da |
Membro(a) da banca: | Oliveira, Edmila Silva de |
Membro(a) da banca: | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
Referência: | MARQUES, Geisa Santos. Processos de letramento e possíveis conexões com o aprendizado da leitura, Amargosa-BA. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho, cujo título é “Processos de letramento e possíveis conexões com o aprendizado da leitura” tem como objetivo compreender a importância do letramento para a aprendizagem da leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização deste estudo foi desenvolvida uma pesquisa numa escola do Município de Mutuípe-BA, em duas turmas do 5º ano e uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, considerando o isolamento social, o ensino híbrido e a suspensão das aulas presenciais devido à COVID-19 no segundo semestre de 2021. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, tanto para investigar, descrever e analisar os fatos identificados quanto para compreender a rotina da leitura das crianças, a disponibilização de materiais e as práticas de letramento que aconteciam nesse período. O estudo teve o respaldo teórico de autoras como Lerner (2002), Lajolo (1982, 2009); Kleiman (2005), Albuquerque (2007) e Soares (2003, 2004), entre outros referenciais. De acordo com os dados estudados pôde-se observar que as professoras consideram a leitura e o letramento importantes e necessários para inserir os estudantes na vida social. Sinalizam, no entanto, que a pandemia influenciou e, de certa forma, limitou esse processo de aquisição da leitura e promoção do letramento. Diante disso, é necessário salientar que a escola precisou e precisa cotidianamente desenvolver múltiplas maneiras de propiciar a leitura e letramento, e, considerando o cenário anual, eclode-se a necessidade de se pensar sobre atividades motivadoras, provocadoras, que oportunizem o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva do mundo que nos cerca. |
Palavras-chave: | Educação Ensino fundamental Leitura Letramento COVID-19, Pandemia de, 2020- |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 15-Mar-2022 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-07-22T15:46:08Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3248 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processos_Letramento_Possíveis_TCC_2022.pdf | 353,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.