Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3244
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | O Papel do profissional de apoio nos processos de inclusão escolar da criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade |
Autor(es): | Jesus, Bárbara Moraes de |
Orientador(a): | Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
Referência: | JESUS, Bárbara Moraes de. O Papel do profissional de apoio nos processos de inclusão escolar da criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, Amargosa-BA. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
Resumo: | Essa pesquisa buscou compreender qual o papel do profissional de apoio e de que modo ele pode atuar para dar suporte na inclusão escolar da criança com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A presença de um profissional de apoio no espaço escolar pode colaborar no desempenho de funções e/ou atividades para as crianças que apresentam dificuldade para aprendizagem. Esse profissional de apoio tem como função principal fazer a mediação entre o aluno e o contexto escolar, atendendo suas demandas contribuindo para que a criança se sinta mais segura e incluída naquele ambiente e se sinta estimulada a vencer os desafios que estejam sendo propostos. Em relação a metodologia, a pesquisa bibliográfica realizada se caracterizou como acesso as fontes primárias, pautadas na busca por informações já existentes para compreender qual o papel do profissional de apoio nos processos de inclusão escolar da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, com a intencionalidade do aprimoramento e construção do conhecimento acerca desse tema tão relevante para compreender a implicação dos profissionais que precisam estar envolvidos no processo de educação das crianças com TDAH para que seja possível a inclusão escolar. As principais referências desse estudo foram: Barkley (2002), Cardoso (2007), Lopes (2018), Ribeiro (2011). De acordo com os resultados, foi possível refletir sobre aspectos relevantes que estão implicados no processo escolar e que as atuações tanto dos professores quanto do profissional de apoio podem ajudar no atendimento das necessidades educacionais especiais desses alunos de maneira que as suas demandas possam ser atendidas e assim as crianças com TDAH terão maior possibilidade de interagir com o ambiente escolar, com os professores, seus pares, ou seja, seus colegas de grupo. |
Palavras-chave: | Educação Pedagogia Integração social Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
Resumo em inglês: | This research sought to understand the role of the support professional and how he can act to support the school inclusion of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The presence of a support professional in the school space can collaborate in the performance of functions and/or activities for children who have learning difficulties. This support professional's main function is to mediate between the student and the school context, meeting their demands, helping the child to feel more secure and included in that environment and to feel encouraged to overcome the challenges that are being proposed. Regarding the methodology, the bibliographic research carried out was characterized as access to primary sources, based on the search for existing information to understand the role of the support professional in the processes of school inclusion of children with attention deficit hyperactivity disorder, with the intention of improving and building knowledge about this topic so relevant to understand the involvement of professionals who need to be involved in the education process of children with ADHD so that school inclusion is possible. The main references of this study were: Barkley (2002), Cardoso (2007), Lopes (2018), Ribeiro (2011). According to the results, it was possible to reflect on relevant aspects that are involved in the school process and that the actions of both teachers and support professionals can help in meeting the special educational needs of these students so that their demands can be met and thus, children with ADHD will be more likely to interact with the school environment, with teachers, their peers, that is, their groupmates. |
Palavras-chave em inglês: | Education Pedagogy Social integration Deficit Disorder Attention and Hyperactivity |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 17-Mar-2022 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-07-22T14:27:57Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3244 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Papel_Profissional_Apoio_TCC_2022.pdf | 817,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.