Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3242
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública no município de Amargosa/BA
metadata.dc.creator: Silva, Paula Virlane da
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Irenilson de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luana Patrícia Costa da
Citación : SILVA, Paula Virlane da. A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre A importância da Afetividade no Processo de Ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Pública no Município de Amargosa/Ba. A pesquisa tem por objetivo verificar a contribuição da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em textos que Tratam sobre o tema e nos depoimentos dos sujeitos, refletir a contribuição da relação entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem, entendendo de que modo acontece a aprendizagem a partir dessa relação afetiva. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, realizada em uma escola pública no município de Amargosa/BA, com dados coletados através de entrevista semiestruturada. Para a análise das respostas aplicou-se a análise de conteúdo de Bardin. O estudo ressalta que, durante a escolarização da criança, pressupõe-se a ocorrência de várias interações entre docentes, discentes, colegas e comunidade escolar em geral, nas quais diversos aspectos relacionados à afetividade estão presente, permitindo-nos inferir que a escola deve proporcionar ao aluno um espaço de reflexões sobre a vida em sua totalidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência critica e transformadora nos educandos, na qual se concebe todo o processo associado à afetividade.
Palabras clave : Educação
Pedagogia
Ensino-aprendizagem
Ensino Fundamental
Resumen : This paper presents a study on The Importance of Affectivity in the teaching-learning Process in the Early years of Elementary Education in a Public School in the Municipality of Amargosa/Ba.The research aims to verify the contribution of affectivity in the teaching and learning process in the early years of elementary school, based on texts deal whi the with the theme subject, and on the testimonies of the subjects, to reflect the contribution of the relationship between teacher and student in the teachinglearning process, understanding how learning takes place from this affective relationship. This is a and exploratory research, of a qualitative nature, carried out in a public school in the municipality of Amargosa/BA, with data collected through semistructured interviews. To analyze the responses, Bardin's content analysis was applied. The study emphasizes that, during a child's schooling, it is assumed that there are several interactions between teachers, students, colleagues and the school community in general, in which several aspects related to affectivity are present, allowing us to infer that the school must provide the student with a space for reflection on life in its entirety, contributing to the development of a critical and transforming awareness in students, in which the entire process associated with affectivity is conceived.
metadata.dc.subject.en: Education
Pedagogy
Teaching-learning
Elementary School
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 18-mar-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-22T13:46:14Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3242
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Importância_Afetividade_Processo_TCC_2022.pdf366,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.