Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3240
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: O Processo de alfabetização dos estudantes da Educação do Campo no 3° ano do ensino fundamental
Autor(es): Silveira, Aline Maroto da
Orientador(a): Cordeiro, Karina de Oliveira Santos
Membro(a) da banca: Silva, Luana Patrícia Costa
Membro(a) da banca: Meireles, Mariana Martins de
Referência: SILVEIRA, Aline Maroto da. O Processo de alfabetização dos estudantes da Educação do Campo no 3° ano do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2022. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
Resumo: A presente monografia, apresenta reflexões sobre o processo de alfabetização dos estudantes da Educação do Campo, no terceiro ano do Ensino Fundamental, visando compreender quais métodos alfabéticos estão sendo utilizados. Tratase de ponderações a respeito da leitura e escrita como mecanismos do sistema aplicado para alfabetizar. Aponta algumas características da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como normativa que estabelece o período no qual os estudantes deveriam estar alfabetizados. Esse estudo teve como objetivo, investigar como se desenvolvem os processos alfabéticos na turma do 3º Ano do Ensino Fundamental na Escola Campo do Saber. Os objetivos específicos foram: pesquisar sobre a alfabetização na Educação do Campo, com enfoque na leitura e escrita; refletir sobre o processo de alfabetização em meio ao contexto pandêmico; e perceber como o contexto da Educação do Campo viabiliza a alfabetização dos/das estudantes. A fim de uma consolidação das informações presente neste trabalho, os aportes teóricos utilizados foram: Molina (2006, 2010); Caldart (2004, 2009); Freire (1987, 1989, 2006); Leffa (1996); Frade (2007); Mortatti (2006, 2007, 2009), Mynayo (2016); Brandão (2007); Gil (2002); Arroyo (2018), dentre outros que refletem sobre alfabetização e Educação do/no Campo. A abordagem da pesquisa, parte da pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal Campo do Saber, no Município de Conceição da Feira BA, com utilização de observações em uma turma do 3º Ano, e a entrevista semiestruturada com a professora da classe, e a coordenadora escolar. Diante disso, os resultados obtidos trazem reflexões sobre o método silábico usado na escola, como também o distanciamento do contexto campesino com esse ambiente educacional. A partir das entrevistas e observações, foi possível perceber, quais métodos e metodologias são utilizados no espaço escolar para alfabetização, assim como, a relação estabelecida entre a comunidade e a escola; além disso, foi notável os efeitos da Pandemia nesse contexto pesquisado. Portanto, compreendemos como a alfabetização do/no Campo, é um tema relevante, que necessita ser mais discutido e pesquisado, dessa forma, a partir dos resultados encontrados, e das reflexões feitas, indicamos a possibilidade de novas pesquisas a respeito dos impactos da Pandemia da Covid-19 na alfabetização das escolas do/no Campo.
Palavras-chave: Educação do Campo
Alfabetização
Ensino Fundamental
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 28-Nov-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-07-22T13:04:15Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3240
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processo_Alfabetização_Estudantes_TCC_2022.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.