Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Aline Maroto da-
dc.date.accessioned2024-07-22T13:04:15Z-
dc.date.available2024-07-22T13:04:15Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Aline Maroto da. O Processo de alfabetização dos estudantes da Educação do Campo no 3° ano do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2022. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3240-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleO Processo de alfabetização dos estudantes da Educação do Campo no 3° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia, apresenta reflexões sobre o processo de alfabetização dos estudantes da Educação do Campo, no terceiro ano do Ensino Fundamental, visando compreender quais métodos alfabéticos estão sendo utilizados. Tratase de ponderações a respeito da leitura e escrita como mecanismos do sistema aplicado para alfabetizar. Aponta algumas características da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como normativa que estabelece o período no qual os estudantes deveriam estar alfabetizados. Esse estudo teve como objetivo, investigar como se desenvolvem os processos alfabéticos na turma do 3º Ano do Ensino Fundamental na Escola Campo do Saber. Os objetivos específicos foram: pesquisar sobre a alfabetização na Educação do Campo, com enfoque na leitura e escrita; refletir sobre o processo de alfabetização em meio ao contexto pandêmico; e perceber como o contexto da Educação do Campo viabiliza a alfabetização dos/das estudantes. A fim de uma consolidação das informações presente neste trabalho, os aportes teóricos utilizados foram: Molina (2006, 2010); Caldart (2004, 2009); Freire (1987, 1989, 2006); Leffa (1996); Frade (2007); Mortatti (2006, 2007, 2009), Mynayo (2016); Brandão (2007); Gil (2002); Arroyo (2018), dentre outros que refletem sobre alfabetização e Educação do/no Campo. A abordagem da pesquisa, parte da pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal Campo do Saber, no Município de Conceição da Feira BA, com utilização de observações em uma turma do 3º Ano, e a entrevista semiestruturada com a professora da classe, e a coordenadora escolar. Diante disso, os resultados obtidos trazem reflexões sobre o método silábico usado na escola, como também o distanciamento do contexto campesino com esse ambiente educacional. A partir das entrevistas e observações, foi possível perceber, quais métodos e metodologias são utilizados no espaço escolar para alfabetização, assim como, a relação estabelecida entre a comunidade e a escola; além disso, foi notável os efeitos da Pandemia nesse contexto pesquisado. Portanto, compreendemos como a alfabetização do/no Campo, é um tema relevante, que necessita ser mais discutido e pesquisado, dessa forma, a partir dos resultados encontrados, e das reflexões feitas, indicamos a possibilidade de novas pesquisas a respeito dos impactos da Pandemia da Covid-19 na alfabetização das escolas do/no Campo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Karina de Oliveira Santos-
dc.contributor.referee1Silva, Luana Patrícia Costa-
dc.contributor.referee2Meireles, Mariana Martins de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processo_Alfabetização_Estudantes_TCC_2022.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.