Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3146
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Title: | Trajetória de Resistência: desafios para o acesso e permanência de mulheres estudantes indigenas do CAHL/UFRB |
metadata.dc.creator: | Lima, Siuane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Jurema Machado de Andrade |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Simone Brandão |
metadata.dc.contributor.referee2: | Jesus, Jerry Adriani Santos de |
Citation: | LIMA, Siuane de Oliveira. Trajetória de Resistência: desafios para o acesso e permanência de mulheres estudantes indígenas do CAHL/UFRB. 72 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir a permanência das estudantes indígenas no CAHL/UFRB, trazendo as trajetórias de vida delas focando no ensino fundamental até chegar a universidade. Essa pesquisa surgiu a partir das inquietações da autora da pesquisa em relação a politicas de assistencia estudantil oferecidas as estudantes indígenas desde o ingresso na universidade. Discutir permanência nos permitiu pensar para além de apenas um auxilo financeiro, explicando e chamando a atenção onde a estudante indígena precisa de permanência de qualidade para conseguir ter uma trajetória acadêmica satisfatória e que tenha bons resultados. Garantir o acesso ao ensino superior não é o suficiente, viemos de uma desvantagem histórica e só conseguimos estar aqui graças as lutas dos movimento sociais. Para contemplar as discussões se faz necessário refletir em que o Serviço Social vem trabalhando para amparar essas estudantes e o que a UFRB vem fazendo para se tornar mais inclusiva. |
Keywords: | Educação Assistencia estudantil Permanência Indígena |
Abstract: | This paper aims to discuss the permanence of indigenous students in CAHL / UFRB, bringing their life trajectories focusing on elementary school until reaching university. This research emerged from the research author's concerns about student care policies offered to indigenous students since entering university. Discussing permanence allowed us to think beyond just a financial aid, explaining and drawing attention where the indigenous student needs quality permanence to be able to have a satisfactory academic path and have good results. Ensuring access to higher education is not enough, we have come from a historical disadvantage and can only be here thanks to the struggles of social movements. To contemplate the discussions it is necessary to reflect on what the Social Work has been working to support these students and what UFRB has been doing to become more inclusive. |
metadata.dc.subject.en: | Education Student Assistance Permanence Indigenous |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Issue Date: | 19-Dec-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-03-14T21:11:16Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3146 |
Appears in Collections: | CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trajetoria_Resistencia_Desafios_TCC_2019.pdf | 1 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.