Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Siuane de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-03-14T21:11:16Z-
dc.date.available2024-03-14T21:11:16Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationLIMA, Siuane de Oliveira. Trajetória de Resistência: desafios para o acesso e permanência de mulheres estudantes indígenas do CAHL/UFRB. 72 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3146-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the permanence of indigenous students in CAHL / UFRB, bringing their life trajectories focusing on elementary school until reaching university. This research emerged from the research author's concerns about student care policies offered to indigenous students since entering university. Discussing permanence allowed us to think beyond just a financial aid, explaining and drawing attention where the indigenous student needs quality permanence to be able to have a satisfactory academic path and have good results. Ensuring access to higher education is not enough, we have come from a historical disadvantage and can only be here thanks to the struggles of social movements. To contemplate the discussions it is necessary to reflect on what the Social Work has been working to support these students and what UFRB has been doing to become more inclusive.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAssistencia estudantilpt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.titleTrajetória de Resistência: desafios para o acesso e permanência de mulheres estudantes indigenas do CAHL/UFRBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo discutir a permanência das estudantes indígenas no CAHL/UFRB, trazendo as trajetórias de vida delas focando no ensino fundamental até chegar a universidade. Essa pesquisa surgiu a partir das inquietações da autora da pesquisa em relação a politicas de assistencia estudantil oferecidas as estudantes indígenas desde o ingresso na universidade. Discutir permanência nos permitiu pensar para além de apenas um auxilo financeiro, explicando e chamando a atenção onde a estudante indígena precisa de permanência de qualidade para conseguir ter uma trajetória acadêmica satisfatória e que tenha bons resultados. Garantir o acesso ao ensino superior não é o suficiente, viemos de uma desvantagem histórica e só conseguimos estar aqui graças as lutas dos movimento sociais. Para contemplar as discussões se faz necessário refletir em que o Serviço Social vem trabalhando para amparar essas estudantes e o que a UFRB vem fazendo para se tornar mais inclusiva.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Jurema Machado de Andrade-
dc.contributor.referee1Souza, Simone Brandão-
dc.contributor.referee2Jesus, Jerry Adriani Santos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enStudent Assistancept_BR
dc.subject.enPermanencept_BR
dc.subject.enIndigenouspt_BR
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