Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3135
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Serviço Social na educação: uma análise acerca das possibilidades de intervenção profissional nas escolas da rede municipal de Cachoeira
metadata.dc.creator: Souza, Caroline Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Silvia Cristina Arantes de
metadata.dc.contributor.referee1: Clemente, Márcia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Marcela Mary Jose da
Référence bibliographique: SOUZA, Ediane Araujo. Serviço Social na educação: uma análise acerca das possibilidades de intervenção profissional nas escolas da rede municipal de Cachoeira. 104 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2016.
metadata.dc.description.resumo: A escola atual se vê imersa a novas demandas sociais que surgem nesse ambiente em consequência das diversas transformações na sociedade e da perversa lógica capitalista que está posta. Essas novas demandas sociais requerem do ambiente escolar profissionais capacitados, que possam atender as essas novas necessidades. Assim, a contribuição do assistente social para esta realidade surge com foco em entender os problemas dos alunos, investigando o contexto social e as origens desses problemas. O serviço social foi implantado na Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira em fevereiro de 2014. Essa pesquisa de cunho exploratório com abordagem quanti-qualitativa objetiva identificar as possibilidades de intervenção do assistente social nas escolas da rede municipal de Cachoeira. Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta um questionário semiestruturado, totalizando 20 questionários, que foram aplicados em 5 escolas em área urbana e rural, e para complementação de dados foram utilizadas também as técnicas de revisão bibliográfica e busca a dados secundários. Esse estudo pretende mapear as demandas sociais que dificultam o acesso e a permanência qualificada dos alunos na rede municipal de ensino da cidade de Cachoeira, mais especificamente nas escolas de Ensino Fundamental, e assim contribuir para a elaboração do projeto de intervenção do profissional de Serviço Social da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira.
Mots-clés: Serviço social
Educação
Cidadania
Demandas sociais
Résumé: The current school is seen immersed the new social demands arising in this environment as a result of various social transformations in society and the perverse capitalist logic that is set. These new social demands require the school environment skilled professionals who can meet these new needs. Thus, the contribution of a social worker in reality comes with a focus on understanding problems of social actors involved in the educational process and investigating social context and origins of these problems. Social services have been deployed in the Cachoeira Municipal Secretaries of Education on February 2014. This research with a quantitative and qualitative approach aims to identify the possibilities of interventions of social workers in the Municipal Schools of Cachoeira. So in addition to using semistructured a total of 20 questionnaires that were applied in 5 schools in urban and rural areas, and to complement data were also used the techniques of literature review and search the secondary data. This study aims to aid the social demands that hinder access and qualified students staying in municipal schools in the city of Cachoeira, especially in primary schools, and thus contribute to the development of the intervention project of Social Services for Cachoeira Municipal Secretaries of Education.
metadata.dc.subject.en: Social Service
Education
Citizenship
Social Demand
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Date de publication: 29-fév-2016
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-03-14T18:55:56Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3135
Collection(s) :CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Servico_Social_Educacao_TCC_2016..pdf1,89 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.