Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3007
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Jovens do campo como sujeitos de direitos: educação e perspectivas de futuro no Recôncavo da Bahia
Autor(es): Oliveira, Edinéia de Souza
Orientador(a): Oliveira, Luiz Paulo Jesus de
Membro(a) da banca: Matos, Daniela Abreu
Membro(a) da banca: Godinho, Luís Flávio Reis
Referência: OLIVEIRA, Edinéia de Souza. Jovens do campo como sujeitos de direitos: educação e perspectivas de futuro no Recôncavo da Bahia. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.
Resumo: A presente monografia, apresentada como Trabalho de Conclusão de curso em Serviço Social tem por finalidade apresentar as vivencias dos jovens estudantes do campo no ensino médio e suas dificuldades para conseguir concluir este período educacional tão importante, e suas perspectivas futuras. Todas as pessoas tem o direito de ter acesso ao Ensino, porém para os jovens do campo isso ainda é uma luta. Esses sujeitos ao ingressar na escola precisam superar alguns desafios para permanecer. O estudo buscou identificar quais desafios enfrentados pelos jovens estudantes para a permanência no ensino médio, na Zona Rural de Cachoeira/Muritiba-Bahia e utilizou revisão de literatura, trazendo o conceito de juventude, educação do campo e políticas públicas a aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas, além de levantamento de dados secundários. Foi possível constatar que esses estudantes em sua maioria negra, moradores do campo, pai ou mãe de família, desejam migrar para a cidade em busca de trabalho, dar continuidade aos estudos tendo em vista seu desenvolvimento econômico e social. Esses entrevistados percebem na escola a possibilidade para as conquistas de suas perspectivas futuras. A pesquisa identificou que mesmos com os avanços obtidos pelos jovens do campo a luta por uma educação no/do campo de qualidade ainda prevalece,pois apesar das escolas abrirem as portas para essa juventude, ela ainda tem dificuldades de criar pontos de diálogos com esses sujeitos e sua realidade social.
Palavras-chave: Juventude
Educação do Campo
Ensino médio
Recôncavo baiano
Resumo em inglês: The present monograph, presented as a conclusion work in social work, aims to present the experiences of the Young students of the field in high school and its difficulties to conclude this important educational period and its future perspectives. All people have the right to have access to teaching, but for the youth of the countryside this is still a struggle. These subjects upon entering school need to overcome some challenges to remain. The study sought to identify the challenges faced by Young students to stay in high school, in the rural área of Cachoeira/ Muritiba- Bahia and used a literature review, bringing the concept of youth, rural education and public policy the application of questionnaires with semi- structured questions, as well as secondary data collection. It was found that these mostly black students, residents of the countryside, father or mother of the family, want to migrate to the city in search of work, to continue their studies in view of their economic and social development. These interviewees perceive in school the possibility of achieving their future prospects. The research identified that even with the advances made by young people in the countryside, the struggle for quality education still prevails, because although schools open the doors to rural youth, it still has difficulties creating dialogues with these subjects and their social reality.
Palavras-chave em inglês: Youth
Field Education
High school
Recôncavo baiano
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Data do documento: 27-Jul-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-01-17T13:02:51Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3007
Aparece na(s) coleção(ões):CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jovens_Campo_Sujeitos_TCC_2019.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.