Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Edinéia de Souza-
dc.date.accessioned2024-01-17T13:02:51Z-
dc.date.available2024-01-17T13:02:51Z-
dc.date.issued2019-07-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Edinéia de Souza. Jovens do campo como sujeitos de direitos: educação e perspectivas de futuro no Recôncavo da Bahia. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3007-
dc.description.abstractThe present monograph, presented as a conclusion work in social work, aims to present the experiences of the Young students of the field in high school and its difficulties to conclude this important educational period and its future perspectives. All people have the right to have access to teaching, but for the youth of the countryside this is still a struggle. These subjects upon entering school need to overcome some challenges to remain. The study sought to identify the challenges faced by Young students to stay in high school, in the rural área of Cachoeira/ Muritiba- Bahia and used a literature review, bringing the concept of youth, rural education and public policy the application of questionnaires with semi- structured questions, as well as secondary data collection. It was found that these mostly black students, residents of the countryside, father or mother of the family, want to migrate to the city in search of work, to continue their studies in view of their economic and social development. These interviewees perceive in school the possibility of achieving their future prospects. The research identified that even with the advances made by young people in the countryside, the struggle for quality education still prevails, because although schools open the doors to rural youth, it still has difficulties creating dialogues with these subjects and their social reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectRecôncavo baianopt_BR
dc.titleJovens do campo como sujeitos de direitos: educação e perspectivas de futuro no Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia, apresentada como Trabalho de Conclusão de curso em Serviço Social tem por finalidade apresentar as vivencias dos jovens estudantes do campo no ensino médio e suas dificuldades para conseguir concluir este período educacional tão importante, e suas perspectivas futuras. Todas as pessoas tem o direito de ter acesso ao Ensino, porém para os jovens do campo isso ainda é uma luta. Esses sujeitos ao ingressar na escola precisam superar alguns desafios para permanecer. O estudo buscou identificar quais desafios enfrentados pelos jovens estudantes para a permanência no ensino médio, na Zona Rural de Cachoeira/Muritiba-Bahia e utilizou revisão de literatura, trazendo o conceito de juventude, educação do campo e políticas públicas a aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas, além de levantamento de dados secundários. Foi possível constatar que esses estudantes em sua maioria negra, moradores do campo, pai ou mãe de família, desejam migrar para a cidade em busca de trabalho, dar continuidade aos estudos tendo em vista seu desenvolvimento econômico e social. Esses entrevistados percebem na escola a possibilidade para as conquistas de suas perspectivas futuras. A pesquisa identificou que mesmos com os avanços obtidos pelos jovens do campo a luta por uma educação no/do campo de qualidade ainda prevalece,pois apesar das escolas abrirem as portas para essa juventude, ela ainda tem dificuldades de criar pontos de diálogos com esses sujeitos e sua realidade social.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Paulo Jesus de-
dc.contributor.referee1Matos, Daniela Abreu-
dc.contributor.referee2Godinho, Luís Flávio Reis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.enYouthpt_BR
dc.subject.enField Educationpt_BR
dc.subject.enHigh schoolpt_BR
dc.subject.enRecôncavo baianopt_BR
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