Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3001
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Os desafios de permanência de estudantes camponeses/as da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI): reflexões em uma escola pública municipal, Mutuípe-BA
metadata.dc.creator: Santos, Suelma Patrício dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Erenice Rocha dos
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Janaine Zdebski da
Citation: SANTOS, Suelma Patrício dos. Os desafios de permanência de estudantes camponeses/as da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI): reflexões em uma escola pública municipal, Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2020. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo se caracteriza a partir de um trabalho de conclusão do curso em Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no Centro de Formação de Professores (UFRB / CFP), campus Amargosa - BA. Também converge com estudos no grupo de estudos e pesquisa Docência, Currículo e Formação (DOCFORM / UFRB / CFP), em especial na linha de Educação no/do Campo, Identidades, Sujeitos, Textos e Contextos. O presente estudo tem como objetivo analisar desafios de permanência nas trajetórias de estudantes camponeses/as da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em uma escola pública municipal, Mutuípe – BA. A investigação se constitui por intermédio de inquietações e preocupações pessoais concernentes com o fenômeno de evasões e abandonos observadas no contexto da EJAI, em especial com estudantes camponeses oriundos da zona rural no município de Mutuípe - BA. Essa dinâmica implica diretamente no cotidiano de desenvolvimento humano e territorial do contexto. Partimos de princípios da Educação Popular, Pedagogia do Oprimido e Educação do Campo. Como embasamento teórico deste trabalho, dialogamos com os autores que problematizam a Educação do Campo e a EJAI, em destaque as compreensões de Paulo Freire (2013; 2017) Miguel Gonzales Arroyo (2013; 2017), Moacir Gadotti (2011), Roseli Caldart (2008), Mônica Molina (2004), dentre outros apresentados no referencial teórico do estudo. Para o desenvolvimento da pesquisa, partimos de uma abordagem qualitativa e dados produzidos por meio de revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas, dialogando com os estudantes da EJAI. Também investimos na análise de conteúdo como técnica para interpretação de dados. Nesse contexto, aviltamos outras compreensões sobre a experiência da produção de conhecimento a partir das trajetórias de vida desses estudantes, na perspectiva de garantir que pessoas de direito tenham acesso à escolarização pautada em princípios de autonomia, liberdade e emancipação humana.
Keywords: Educação do Campo
Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Permanência
metadata.dc.description.abstract-es: El presente estudio se basa en un trabajo que concluye el curso de Licenciatura en Educación Rural con calificación en Ciencias Agrícolas de la Universidad Federal de Recôncavo da Bahia en el Centro de Formación Docente (UFRB / CFP), campus Amargosa - BA. También confluye con estudios en el grupo de estudios e investigación Docencia, Currículo y Formación (DOCFORM / UFRB / CFP), especialmente en la línea de Educación en / desde el Campo, Identidades, Materias, Textos y Contextos. El presente estudio tiene como objetivo analizar los desafíos de permanencia en las trayectorias de los estudiantes rurales de Educación de Jóvenes, Adultos y Mayores (EJAI) en una escuela pública municipal, Mutuípe - BA. La investigación se constituye a partir de inquietudes y preocupaciones personales sobre el fenómeno de evasión y abandono observado en el contexto de EJAI, especialmente con estudiantes rurales del área rural del municipio de Mutuípe - BA. Esta dinámica implica directamente el desarrollo cotidiano humano y territorial del contexto. Partimos de los principios de Educación Popular, Pedagogía del Oprimido y Educación Rural. Como base teórica para este trabajo, conversamos con los autores que problematizan la Educación en el Campo y EJAI, destacando los entendimientos de Paulo Freire (2013; 2017) Miguel Gonzales Arroyo (2013; 2017), Moacir Gadotti (2011), Roseli Caldart (2008), Mônica Molina (2004), entre otros presentados en el marco teórico del estudio. Para el desarrollo de la investigación partimos de un enfoque cualitativo y de datos producidos a través de revisión de literatura y entrevistas semiestructuradas, dialogando con estudiantes de EJAI. También invertimos en análisis de contenido como técnica de interpretación de datos. En este contexto, degradamos otros entendimientos sobre la experiencia de producción de conocimiento a partir de las trayectorias de vida de estos estudiantes, en la perspectiva de asegurar que las personas con derechos accedan a una escolarización basada en los principios de autonomía, libertad y emancipación humana.
metadata.dc.subject.es: Educación rural
Educación de jóvenes, adultos y ancianos
Permanencia
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 8-Dec-2020
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-12-15T20:24:45Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3001
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desafios_Permanencia_Estudantes_2020.pdf873,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.